O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Uma lagrima para...Geraldo Lesbat Cavagnari

Nota da Associação Brasileira de Estudos de Defesa: 


É com pesar que comunicamos o falecimento, ontem em Campinas, de Geraldo Lesbat Cavagnari Filho. 
Especialista em Estratégia e pesquisador da Unicamp. Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp e professor convidado do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP. Doutor emCiências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e analista em Inteligência Estratégica pela Escola Nacional de Inteligência. Cavagnari foi introdutor dos estudos estratégico-militares na universidade brasileira. 
Cavagnari foi Coronel do Exército Brasileiro e estudioso da Estratégia Militar, matéria de sua paixão. Participou da criação do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, com o apoio dos amigos Elizer Rizzo, René Dreyfuss, Galeno de Freitas e José Aníbal. O núcleo foi criado pelo reitor José Aristodemo Pinotti. Foi  diretor científico do NEE onde contribuiu para a formação de diversos pesquisadores.
É parte importantíssima da História dos Estudos Estratégicos no Brasil.
O velório no Cemitério da Saudade, em Campinas, se encerrará às 15 horas de 14/09  e eeu corpo será cremado em São Paulo.

A Diretoria

Nenhum comentário: