O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Venezuela: esquizofrenia cambial, loucuras politicas...

Como a lei venezuelana, que não permite divulgar o valor da taxa de câmbio no mercado paralelo, não vigora no Brasil, eu aqui divulgo: o câmbio negro está cotado a mais de 9 bolívares por dólares, muito acima da irreal taxa oficial.
Paulo Roberto de Almeida 

Economia e Negócios

Venezuela: Chávez descarta ajuste da taxa de câmbio oficial no país

O presidente venezuelano Hugo Chávez.
AFP
Las claves
  • Na Venezuela vigora desde 2003 um duro controle do câmbio, que fixa o dólar em 4,3 bolívares, enquanto existe um mercado parapelo no qual a moeda americana é vendida a um preço muito maior, cujo valor é proibido difundir por lei.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que tentará se reeleger em 7 de outubro, descartou esta terça-feira que seu governo prepare um ajuste da taxa de câmbio oficial, assegurando que as finanças estatais no país estão bem.
“Nós não temos previsto nenhum ajuste do câmbio, acreditamos que as variáveis macroeconômicas estão bastante estabilizadas, a política cambiária está funcionando”, disse Chávezdurante coletiva.
Na Venezuela vigora desde 2003 um duro controle do câmbio, que fixa o dólar em 4,3 bolívares, enquanto existe um mercado parapelo no qual a moeda americana é vendida a um preço muito maior, cujo valor é proibido difundir por lei.
Questionado se as condições cambiárias atuais prejudicam a entrada da Venezuela no Mercosul – do qual também fazem parte Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai -, Chávez assegurou que o ingresso no bloco regional, que seu país formalizou no final de julho, “não depende de elementos” como esse.
“Nossa incorporação com êxito ao Mercosul, como estamos certos de que vai acontecer ou começou a acontecer, não depende de elementos tão específicos como este, depende do desenvolvimento real da economia”, que está “muito sólida”, afirmou.
Empresários venezuelanos afirmam que o controle cambiário é o grande entrave para as exportações e só beneficia as importações, majoritárias no modelo venezuelano, uma vez que o país importa, por exemplo, 70% dos alimentos que consome.
Esta situação, advertem, só beneficiaria os gigantes do bloco regional, como Brasil e Argentina.


2 comentários:

Anônimo disse...

PRJECT SYNDICATE
"The Price of Inequality."
Joseph E. Stiglitz
Jun. 5, 2012

http://www.project-syndicate.org/commentary/the-price-of-inequality

Vale!

Anônimo disse...

Economic policy in Brazil
"Sparking recovery
The president cuts taxes again."

Sep 15th 2012 | SÃO PAULO | from the print edition

http://www.economist.com/node/21562957?fsrc=nlw|wwp|9-13-2012|3450434|38652950|LA

Vale!