O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um milhao de visitas: se fosse pedágio, estaria rico...

De vez em quando, caio, por acaso, nas estatísticas deste modesto blog. Digo que "caio" porque é isso que de fato ocorre, quando clico em botão errado, o que acontece por pressa, distração ou desvio das justas finalidades deste espaço virtual, que está invariavelmente empenhado na elevação espiritual da humanidade, em geral, e especialmente em favor do engrandecimento intelectual dos leitores, navegantes, habituais frequentadores, visitantes ocasionais, serviços de inteligência xeretas, amigos e inimigos deste que aqui escreve.
E o que encontrei no último "tombo" nessas estatísticas?
Isto:

Visualizações de página de hoje:
1.457
Visualizações de página de ontem: 
2.072
Visualizações do mês passado:  
51.901
Histórico de todas as visualizações: 
1.018.764

E quantos são os heróicos frequentadores deste espaço?
Seguidores 630 

 Apenas imaginando que o distinto movimento neoliberal que tomou de assalto a máquina do Estado, neste mesmo momento, rendendo-se, finalmente às evidências econômicas mais evidentes, e que em lugar de privatizações (indecentes, por definição), prefere um regime de concessão de determinados serviços públicos ao setor privado (o que, também por definição, é totalmente distinto das pervesas privatizações), esse movimento, dizia eu, implica, por exemplo, no estabelecimento de pedágio nas excelentes estradas federais, e continuando a imaginar que este blog é igualzinho a uma estrada, apenas que levando ao conhecimento, e não ao enriquecimento dos membros da nomenklatura, que como todos sabem constitui uma nova classe, pois bem, imaginando que este blog seja uma estrada, se eu tivesse seguido os distintos companheiros das justas causas, e colocado um pedágio de apenas um realzinho a cada acesso a este blog, eu teria, hoje, exatamente, esta fortuna:

R$ 1.018.764,00 (por extenso: um milhão, dezoito mil, setecentos e sessenta e quatro reais, e zero centavos),

o que está bem e adequado para comprar novas estantes, reformar as antigas, aumentar a biblioteca e se infernizar com a bagunça dos livros.
Enfim, nem tudo dá certo nesta vida.
Os companheiros que o digam...
Paulo Roberto de Almeida

6 comentários:

Anônimo disse...

Conheci este blog por curiosidade, após o autor ter sido citado pelo Sr. Rubens Ricupero em História do Brasil Nação; e pelo Sr. Rubens Barbosa em seu O Dissenso de Washington. Desde então, sou um dos que desfrutam muito deste blog - e não pagam pedágio.
Em breve pagarei um pedágio pois há livro do Prof. em minha wish list; mas como normalmente acontece nos sistemas de livre mercado e concorrência, o valor que receberei em troca do serviço prestado, tenho certeza, será muitas vezes superior ao preço que desembolsarei pelo mesmo.
Parabéns pelo blog, e que o Sr. continue compartilhando conosco os seus pensamentos, sempre muito pertinentes.
Stein

Lcapa disse...

Tive contato com esse blog fazendo procura sobre o concurso de diplomacia, e não encontrei apenas o que queria de início, vi muito mais: uma fonte de conhecimento que o Sr. compartilha altruistamente, uma verdadeira maneira de usar a ferramenta internet para disseminar conhecimento. E hoje acompanho esse blog diariamente.

parabéns pelos 1 mi de acessos ! E virão mais...

job ferreira da cunha disse...

CONHECI ESTE BLOG POR ACASO , LOGO NO PRIMEIRO ARTIGO QUE LI , TIVE UMA IMPRENSSÃO NEGATIVA SOBRE O DONO DO BLOG .( CONFESSO QUE PENSEI: O DONO DESTE BLOG É UM CHUPIM DA NAÇÃO ) . CONTINUEI LENDO OS ARTIGOS , POR TEIMOSIA , E ACABEI ME ENQUANDRANDO UM POUCO COM A MANEIRA DE PENSAR DO DOUTOR PAULO . HOJE , EU ACREDITO QUE O BRASIL, SERIA BEM MELHOR SE TIVESSE MAIS BRASILEIROS COM A VISÃO DO DOUTOR PAULO .

Nataniel disse...

Interessante... Parabéns pela competência sr. Paulo, adoro seu blog! só por curiosidade poderia dizer qual o post mais visualizado?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Nataniel,
Grato pealas boas palavras.
Quanto ao post mais acessado, precisaria retornar às estatísticas novamente, se isso for contabilizado, o que não tenho certeza, fora das estatísticas imediatas de posts mais acessados no curto prazo.
Suponho que sejam dicas para a diplomacia, mas cabe ver.
Paulo Roberto de Almeida

Briz disse...

Também por coincidência, descobri o blog através do famoso FAQ da Carreira Diplomática , com a batuta de postagem diária do Sr Professor, me fez apaixonar pela fonte de informação e decidir, mesmo com 36 anos, buscar como objetivo de ser diplomata. Quisera eu poder comentar suas opiniões mas, pouco me julgo apto. Por ora deixo registrado meus parabens, votos de "Keep Walking" e longa vida ao Diplomatizzando. Abrcs