O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Perguntar nao ofende: a cloaca moral do pais!

Seria só impressão minha, ou o Brasil realmente atravessa uma cloaca moral,  a pior que já se abateu sobre nós desde que Cabral aqui aportou?

Enfim, é só uma pergunta inocente...
Paulo Roberto de Almeida

Um comentário:

lgn disse...

Pergunto-me muitas vezes durante o dia se é meu negativismo, minha visão de sexagenário, algum saudosismo enrustido, a falta de lógica, um certo pessimismo primitivo, que anda me indispondo com a ação dos homens. Será que os brasileiros resolveram deitar-se no divã freudiano e botarem para fora seu dark side? Ou a lente de meus óculos, por um processo de desgaste natural, obnubilam a realidade distorcendo-a? Pelo sim, pelo não, tenho enorme dificuldades em apontar homens dignos que representam a quintessência da humanidade. Será que eu vivia num mundo de fantasia onde a bússola apontava para o ideal, a perfeição, mesmo sabendo que lá não se chega nunca? Que somos animais perfectíveis, disso eu não tenho dúvida, mas parece que atravessamos um período que o hindus chamam de Kali Yuga, ou algo assim, que prevê noites escuras e tormentosas. Mas que me assusta, assusta. Mas, porém, no entanto, ainda me resta uma veia otimista que coloca o processo num permanente estágio de teleologia. Se a tecnologia somente avança, porque seu autor há de ficar no meio do caminho?