O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Brasil: desindustrializacao em marcha (e num governo de trabalhadores industriais)

Já não se fazem mais proletários como antigamente. A flor (se o termo se aplica) da aristocracia operária (o termo se aplica, certamente), que são os operários industriais metalúrgicos, que ocuparam o poder desde 2003, pelo seu líder máximo (mínimo, também, tendo em vista esses resultados), vão passar à história do nunca antes neste país como os homens (e algumas mulheres, pois ninguém aqui é machista) que estão enterrando a indústria brasileira.
Logo a indústria, o símbolo por excelência do stalinismo industrial (para ricos, claro), que a nomenklatura da classe operária representa: tinha de ser a fina flor do proletariado industrial que começaria a enterrar a gloriosa indústria criada por Getúlio Vargas e aprofundada por todos esses ditadores militares que os companheiros admiram tanto (pelo stalinismo industrial para ricos, justamente).
Quem diria, que no regime da classe operária no paraíso da política (com direito a vinhos, charutos, carros oficiais e mulheres em altos escalões), começaria para valer o processo de desindutrialização do Brasil? Quem diria???!!! (valem todos os sinais, para chamar a atenção, para a matéria abaixo de um instituto do patronato industrial, os miniStalins industriais tão amados pelos companheiros.
Ah essa burguesia do capital alheio...
Ah esses companheiros traidores da classe operária...
Ah esses trapaceiros do socialismo verdadeiro...
Paulo Roberto de Almeida

A Indústria em Dezembro de 2012: A Confirmação da Crise
Carta IEDI n. 557, 1/02/2013

Sumário
A produção industrial em dezembro de 2012 ficou estagnada frente a novembro, fazendo com que a taxa de variação no ano se encerrasse em -2,7%. Com exceção de 1992 e 2009, anos de retração do PIB brasileiro, 2012 assinalou o pior resultado registrado na série histórica da produção industrial medida pelo IBGE, iniciada em 1992. Ou seja, desconsiderando aqueles dois anos de recessão da economia brasileira, a indústria não amargava, nos últimos vinte anos, uma queda de sua produção da dimensão e da natureza (retração generalizada) como a vista no ano passado.

Os números de 2012 confirmam a profunda crise, explicitada pela perda de parcelas do mercado interno para os produtos importados (estudo do Banco Central mostra que, em 2011, 100% da expansão dos mercados internos de bens manufaturados foi capturada pelo bem importado – e muito provavelmente isso não mudou em 2012) e pelo encolhimento das exportações nacionais de bens tipicamente produzidos pela indústria manufatureira (segundo estudo do IEDI, tais exportações recuaram 2,6% em 2012). Além disso, a retração de aproximadamente 4,0% dos investimentos na economia brasileira em 2012 contribuiu decididamente para o desempenho negativo da produção, já que todo investimento é “carregado” de produtos da indústria.

Tais efeitos pressionaram a indústria em geral, de modo que todas as categorias de uso registraram redução da produção em 2012 em relação a 2011: bens de consumo semi-duráveis e não duráveis caiu -0,3%, bens intermediários -1,7%, bens de consumo duráveis -3,4%, e bens de capital amargaram a grande retração de -11,8%.

A queda na produção das duas últimas categorias no ano de 2012 esteve relacionada principalmente à menor fabricação de produtos relacionados a veículos (como motocicletas e automóveis ou bens de capital para transporte - caminhões, caminhão-trator para reboques e semi-reboques, veículos para transporte de mercadorias e chassis com motor para caminhões e ônibus) e a equipamentos de escritório e eletro-eletrônicos (como bens de capital de uso misto - computadores e monitores de vídeo, telefones celulares).

Em termos de segmentos, o índice acumulado de 2012 assinalou uma retração da produção em 17 dos 27 ramos, 50 dos 76 subsetores e 59,5% dos 755 produtos investigados. Novamente, a atividade de veículos automotores, com recuo de 13,5%, exerceu a maior influência negativa na formação do índice geral, com retração na produção de aproximadamente 80% dos produtos pesquisados no setor, com destaque para a menor fabricação de caminhões, caminhão-trator para reboques e semi-reboques, chassis com motor para caminhões e ônibus, motores diesel para caminhões e ônibus, autopeças e veículos para transporte de mercadorias.

Outras quedas importantes se deram em material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-13,5%), máquinas e equipamentos (-3,6%), alimentos (-2,1%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-13,5%). Já as atividades que registraram maior crescimento na produção foram refino de petróleo e produção de álcool (4,1%), outros produtos químicos (3,4%) e outros equipamentos de transporte (8,5%).

O cenário de crise se comprovou também em indicadores de outras periodicidades. Em comparação a dezembro de 2012, a indústria em geral retraiu 3,6%, com redução na produção de todas as categorias de uso, em que se pese o fato que de dezembro de 2012 ter tido 2 dias úteis a menos do que o mesmo mês de 2011. Apesar da expectativa anterior de que o quarto trimestre de 2012 fosse melhor, no último trimestre do ano passado, a produção encolheu 0,3% frente ao terceiro (com ajuste sazonal). Isso significa que a indústria não somente teve um dos piores anos de sua história recente, como encerrou 2012 sem mostrar uma reação mais consistente de sua produção – mesmo diante das medidas do governo para estimular a atividade industrial, sem as quais o desempenho do setor seria ainda mais adverso.

Dezembro registrou ligeira alta no índice de utilização de capacidade com ajuste sazonal da indústria de transformação, divulgado pela FGV, assinalando 84,1%. Tecnicamente, a utilização de capacidade manteve-se perto de uma média de 84%, com uma tendência acanhada de alta ao longo de 2012, tendo evoluído de um patamar inicial de 83,7% em dezembro de 2011.

Ou seja, a partir de todos os elementos apresentados, pode-se concluir que o final de 2012 não projeta uma trajetória de crescimento mais robusto da indústria brasileira em 2013. E, vale dizer, a crise internacional não pode servir de desculpa para a queda da produção industrial brasileira, haja vista os recentes resultados positivos da indústria em países asiáticos como Rússia, Malásia e Tailândia.

Avaliamos que o Brasil não irá repetir o resultado de produção industrial do ano passado. O corrente ano será mais positivo para a indústria. Primeiro, em razão dos ajustes de estoques que já foram realizados em diferentes segmentos industriais, com exceção de bens de capital. Em segundo lugar, diante da perspectiva da retomada dos investimentos da economia brasileira, tal como indica o forte aumento das consultas de novos financiamentos junto ao BNDES. Por fim, espera-se que as medidas de política econômica e industrial lançadas em 2012 comecem a apresentar melhores resultados – ainda que a confiança do empresariado não tenha afirmado por completo.

Isso não significa dizer que a indústria viverá um ano de bonança, pois a pressão do produto estrangeiro no mercado interno e em mercados de exportação brasileiros deverá ser mantida, muito embora comecem a aparecer os primeiros resultados das medidas de redução de custos adotadas pelo governo em 2012. Um crescimento modesto – como 2,5% – nos parece ser o mais indicativo das tendências atuais. Mas, sobretudo, o que deve ser sublinhado é que 2013 ainda está em aberto para a indústria nacional.

Nenhum comentário: