O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Ano do Barao (ops, ja' passou), as obras estao completas outra vez...

Ufa! Demorou mas ocorreu:

Boletim Diário do MRE – 7/2/2013
Agenda do Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores
Ato de lançamento das “Obras do Barão do Rio Branco”- Instituto Rio Branco

As obras do Barão foram republicadas, a partir da edição de 1945, mas com novas introduções e o acréscimo de um volume adicional, com os artigos que o Barão escreveu para diversos órgãos de imprensa.
O Prefácio do ministro das Relações Exteriores vem datado de Fevereiro de 2012, cem anos depois da morte do Barão; a divulgação, finalmente, das obras, ocorre um ano depois dessa data.
Nunca é tarde para desfrutar dessas obras, sobretudo porque cada um dos volumes, mesmo o não numerado, inicial, com a Introdução às obras, comporta uma nova introdução por especialista reconhecido.
Pretendo fazer resenhas dessas novas introduções, para falar sobre cada um dos volumes...
As obras estão, em princípio, disponíveis no site da Funag. Digo em princípio porque busquei e não achei, mas o site da Funag é muito ruinzinho, se me permitem a crítica.
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: