O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Senado brasileiro: necessitando fechar para reformas...

Uma petição necessária
Normalmente não sou de seguir correntes, colocar meu nome em abaixo-assinados, endossar petições, participar de movimentos em prol-disso ou daquilo, ou seja, não sou normalmente levado a aderir a qualquer empreendimento coletivo, mesmo aqueles com os quais estou filosoficamente, politicamente ou até conceitualmente de acordo, tendo em vista meu comprometimento fundamental com os princípios do livre-arbítrio e minha postura radicalmente favorável a um individualismo anarco-libertário.
Raramente o fiz, em minha vida, e raramente vou fazer no que me resta dela. Nunca vou aderir a um partido político, por exemplo, pois isso me retiraria, ipso facto, ou pelo menos me limitaria tremendamente, o direito de criticá-lo, rebatê-lo e até de me opor a suas inicitiavas e tomadas de posição que eu julgasse contrárias não ao meu posicionamento individual, mas ao interesse nacional, tal como eu o concebo (como fruto de estudos, reflexões e detida análise dos problemas brasileiros).
Um dos grandes problemas brasileiros, eu até diria ENORMES problemas, talvez o MAIOR de todos, é a corrupção de sua classe política, sem mencionar sua incompetência, mediocridade, total descompasso com as necessidades do país e de seu sistema econômico (razoavelmente moderno, ou pelo menos tentativamente aggiornato, em relação à modernidade do mundo).
O Brasil, costumo repetir, não é um país tão atrasado materialmente, quanto ele é atrasado mentalmente, e esse atraso mental se reflete sobretudo em suas universidades, mas principalmente no corpo político, legislativo e executivo (e muitas vezes também no judiciário, que ademais de vários problemas de marajanato, costuma ser autista, arrogante e pretendidamente autossuficiente).
Mas volto ao problema principal. Sendo radicalmente democrata, penso que um corpo político representativo, eficiente, inteligente, é absolutamente necessário para o encaminhamento de TODAS as demais reformas de que o Brasil necessita, embora eu não acredite que ele, mesmo renovado, vá fazê-las todas, pelo menos na dimensão e profundidade de que o Brasil precisa (na área educacional, por exemplo, que precisaria passar por uma verdadeira revolução, enterrando tudo o que está ai e começando com algo que seja minimamente aceitável).
Entendo, portanto, que precisariamos começar pelo corpo político, que deveria ser minimamente respeitável para poder empreender pelo menos parte das reformas importantes.
Resumo e termino: apenas por isto, decidi juntar-me a centenas de milhares de outros brasileiros e assinar este manifesto-petição, que pode até não resultar em nada, mas que pelo menos serve para medir nossa recusa, expressar nossa indignação, deixar claro nosso protesto e nossa absoluta rejeição do espetáculo lamentável a que assistimos atualmente em nosso Congresso, a começar pelo Senado.
Apenas por isto, mas fundamentalmente por isso, junto-me aos mais de 1 milhão e trezentos mil brasileiros (ver no contador do site) que já assinaram esse manifesto.
Quero deixar claro meu agradecimento ao amigo intelectual e colega blogueiro, batalhador como eu das boas causas educacionais, opositor, como eu, da mediocridade imperante hoje na academia, Orlando Tambosi, e que colocou em seu blog o post abaixo transcrito, e que aproveito integralmente para consumar minha adesão aos assinantes e para incitar outros a fazê-lo.
Estou absolutamente seguro de que ultrapassaremos facilmente a marca de 1,5 milhão de assinaturas, mas não vejo isso como ato consumado e tarefa feita. Estou também quase 100% seguro de que, dessa iniciativa, nada vai resultar: que o Congresso, em primeiro lugar, o STF ou qualquer outro corpo, em segundo ou terceiro lugares, vão ignorar solenemente a petição, e que os bandidos encastelados nas duas casas do poder legislativo (em minúsculas e se possível com ponto 1,5, de medíocre) vão ali continuar até o final de seus respectivos mandatos, e provavelmente mais além, em cargos executivos em seus estados.
Não importa, fica aqui consignado minha rejeição a esse estado de coisas e meu apoio a esta causa coletiva que reputo importante, a despeito de relativamente ingênua (a começar pelo conceito de impeachment).
Concito meus leitores a fazê-lo, e a disseminar o apelo, mesmo conscientes da possível inutilidade do gesto. Vale a tomada de princípio para cada um de nos. Estamos conscientes de que fizemos o possível para melhorar um pouquinho, só um pouquinho esse país corrupto que é atualmente o Brasil, não pela sua população, mas pela sua classe política.
Paulo Roberto de Almeida
Aqui: https://secure.avaaz.org/po/petition/Impeachment_do_Presidente_do_Senado_Renan_Calheiros/?aAZGUab

Addendum em 11/02/2913:
Uau! Nós ultrapassamos nossa meta! Vamos agora chegar a 1,6 milhão antes do fim do Carnaval -- o dobro do número de pessoas que votaram em Renan para Senador. Compartilhe agora!

Mais de um milhão já assinaram pedido de impeachment de Renan
Blog do Orlando Tambosi
No jornal O Globo:

Um abaixo-assinado alcançou, nesta sexta-feira, 1 milhão de assinaturas a favor do impeachment de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.
A petição, que está disponível na web, foi publicada há apenas oito dias pelo internauta Emiliano Magalhães. Outra já havia sido criada pela ONG Rio de Paz e pelo Movimento 31 de julho, organizações que combatem a corrupção. Os manifestantes pediam, antes das eleições para a presidência do Senado, que os parlamentares não elegessem o senador, que pode ser réu por peculato e outros crimes no Supremo Tribunal Federal (STF).
O novo abaixo-assinado tem o objetivo de alcançar o apoio de 1,3 milhão de pessoas a favor da deposição do senador.
“Vamos conseguir 1.360.000 assinaturas (1% do eleitorado nacional), levar esta petição para o Congresso e exigir que os Senadores escutem a voz do povo que os elegeu. Segundo nossa Contituição. ‘A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles’”, diz o texto.
Em sua página no Facebook, o autor do abaixo-assinado, morador de Ribeirão Preto (SP), ressalta que não é filiado a nenhum partido, e escreve:
“Meu nome é Emiliano, sou Representante Comercial, e atualmente o Senado não me representa.”

Assine aqui.

No momento em que assino, o site computa 1,328,798 assinaturas, mas dezenas estão entrando ao mesmo tempo. Vai ser um sucesso de assinaturas, resta ver o que vai ocorrer depois...
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: