O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Storie fiorentine - por um Maquiavel de botequim...

As "Histórias Florentinas" são uma série de crônicas escritas, separadamente por Francesco Guicciardini e por  Niccolò Machiavelli, relatando as lutas de poder na Florença renascentista. São histórias de traições, assassinatos encomendados, trapaças e outros golpes políticos de natureza variada. O nosso florentino de ocasião é incapaz de escrever o que quer que seja, já que cultiva a ignorância e a ausência de qualquer cultura formal. Mas se trata de um especialista em traições, trapaças e outros golpes políticos do mais baixo calão.
Abaixo um pequeno exemplo do personagem, que é o seu próprio autor, prático, pragmático, sem qualquer princípio, a não ser a sua vantagem pessoal (como os políticos florentinos, diga-se de passagem).
Paulo Roberto de Almeida

LULA, CIRO GOMES E EDUARDO CAMPOS: ONTEM, HOJE E AMANHÃ!
Da coluna diária de Cesar Maia, 6 de fevereiro de 2013
       
1. Ciro Gomes concorria a presidente em 2006 de forma muito competitiva. Foi convencido a desistir a favor de Lula, que corria riscos com a candidatura dele. Lembre-se que no primeiro turno Lula venceu Alckmin por 42% a 37% dos votos emitidos.
       
2. Em 2009, Lula convenceu a Ciro Gomes transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. Cogitava-se uma candidatura de Ciro Gomes ao governo de S. Paulo com apoio do PT. Ciro Gomes acreditou e transferiu o domicílio. Ele havia sido em 2006 o deputado federal (Ceará) com a maior votação proporcional no Brasil.
       
3. Passado o prazo limite de um ano antes da eleição, não se falou mais nisso e Ciro Gomes ficou sem mandato, chupando o dedo e sem possibilidade de retornar seu titulo para o Ceará, pois seu irmão é governador e ele é inelegível. Um golpe cínico de Lula em Ciro Gomes. Lembre-se.
       
4. Agora, Lula volta à cena. Tenta seduzir o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com a isca de vice-presidente. Mais uma tentativa ilusionista que até poderia pegar se não houvesse o precedente Ciro Gomes, de seu próprio partido. É evidente que o PMDB não abrirá mão de seu presidente Michel Temer como vice. E agora, comandando o Congresso, nem pensar.
       
5. O que quer Lula? Elementar. Quer distrair Eduardo Campos, tirar dele o foco de 2014, eliminá-lo da pré-campanha, para que em 2014 ele descubra que era tudo uma farsa. Mas aí não dará mais tempo para construir sua pré-campanha. Depois da farsa com Ciro Gomes, é claro que Eduardo Campos não entrará nessa nova farsa.

Nenhum comentário: