O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Voyeurs, metidos a besta? os vaticanistas, os vaticanologos, os vaticanochatos...

Esta simples nota do Embaixador Francisco Seixas da Costa, em seu blog Duas ou Três Coisas, expressa bem o meu sentimento, ao ler tanta bobagem sobre o papa, a sua renúncia, a sucessão, e outros temas de suma gravidade, nos jornais brasileiros. Se aplica inteiramente. Todo mundo agora virou especialista nessa coisa que se chama Santa Sé.
Antigamente, como dizia Nelson Rodrigues, os idiotas se calavam...
Paulo Roberto de Almeida

Olheiros
Francisco Seixas da Costa
Nas últimas horas, apareceu na nossa imprensa [portuguesa] uma nova categoria de observadores da atualidade: os vaticanistas. Uma designação que já é assumida sem sorrisos.
Os tempos mudaram: antes havia os kremlinólogos. Nunca dei conta que houvesse "White house watchers" ou os "number 10 decrypters". Talvez em Moscovo.
Por cá, seriam os belenólogos, já que S. Bento é um nome que se torna demasiado complicado para se poder identificar, de uma penada conceptual, quem olha o que se passa naquela casa.

3 comentários:

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Paulo: quando por aí andei fui um atento "planaltólogo" e um ativo "congressologista". Belos tempos! Um forte abraço

Paulo Roberto de Almeida disse...

Todos os diplomatas em posto são um pouco os voyeurs da intimidade alheia. Estando agora trabalhando no Consulado em Hartford, sou apenas o observador burocratico dos trabalhadores emigrados nacionais, um papel que os colegas portugueses cumprem há séculos...
Pelo menos não precisamos cair na hipocrisia dos ofícios políticos e no bullshit da conjuntura.
O abraço do
Paulo Roberto de Almeida

Unknown disse...

A maioria dos comentários provém de pessoas que desejam "na marra" criar um "Igreja d eesquerda". Provavelmente votariam em Leonardo Boff para Papa, pois ele é o "papa" dos conhecimentos sobre a Igreja Católica apostólica Romana, segundo seus fãs. E há quem deseje ver a Igreja dissolver todas as suas estruturas e retornar ao tempo das catacumbas. Por sinal, são os mesmo que querem "um Papa do século XXI". O que você pensa a respeito, Paulo?