O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hugo, I (e unico?); ou "Peron No Muere", 2

Ufa! Até que enfim: 60 anos depois de Evita, a América Latina, finalmente, retoma a religião dos embalsamados.
E nós que pensávamos que ficaríamos de fora do circuito turístico-necrófilo das visitas a tiranos embalsamados, como já existe na Rússia e em diversas paragens da Ásia, estávamos obviamente enganados.
A América Latina, ainda bem, se rende a esse costume benéfico, que sempre pode render dólares a mais no balanço de pagamentos, e muitos pirulitos, garrafas d'água e retratos dos cadáveres vendidos na porta de mausoléus faraônicos, e retoma o espetáculo da devoção política-fundamentalista. Estávamos precisando dessa última demonstração de modernidade e de gratidão.
Vamos passar a figurar nos guias turísticos dos necrófilos anônimos, e logo, logo, assim que o mausoléu gigantesco, faraônico, ficar pronto em Caracas, multidões vão se espremer para contemplar a cara brilhante do comandante. Teremos voos charter a partir do Brasil para os companheiros que choram a perda do guia espiritual (e financiador eventual).
Comovente...
Paulo Roberto de Almeida

07/03/2013 às 21:36
Os comunas fazem questão de oprimir como um pesadelo o cérebro dos vivos

Os comunistas e esquerdistas de maneira geral são tão materialistas, mas tão materialistas!, que não se despedem deste mundo nem mortos. Nicolás Maduro, o presidente ilegal e ilegítimo da Venezuela, anunciou que o corpo de Chávez será embalsamado — “como o de Lênin”, ele foi claríssimo. As honras fúnebres durarão sete dias.

Que coisa! Alguns esquerdistas xexelentos de Banânia (os há não xexelentos?) dizem aqui e ali que a direita já foi muito melhor! Referem-se sempre, claro! a pessoas mortas — não sei se vocês entendem a sutileza de pensamento… Pode ser. Mas e a esquerda, hein? Tá bom! Nunca foi muito melhor, mas talvez já tenha sido menos pior, hehe.

Chávez embalsamado? O farsante cucaracha vem numa sequência de outras múmias homicidas, todas comunas: Lênin, Stálin, Kim Il Sung, Ho Chi Min, Mao Tse-Tung… Os vampiros morais ficam lá, expostos, com a sua face de cera. Curioso, não é?, quando nos lembramos que o comunismo é oficialmente ateu…

Como não recuperar as palavras quase iniciais de Marx em “O 18 Brumário”? Reproduzo:
“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos. E, justamente quando parecem empenhados em revolucionar-se a si e às coisas, em criar algo que jamais existiu, precisamente nesses períodos de crise revolucionária, os homens conjuram ansiosamente em seu auxilio os espíritos do passado, tomando-lhes emprestado os nomes, os gritos de guerra e as roupagens (…)”

Notem: os líderes comunistas foram embalsamos no período ainda da Guerra Fria. Exceção feita à Coréia do Norte, onde Kim Il-Sung ainda é tomado como referência incontrastável e a quem se atribuem verdadeiros milagres, as outras múmias não são mais do que atração turística hoje em dia. Repetir, em pleno século 21, o embalsamamento de um líder para que sirva de objeto de culto dá conta da degradação intelectual e moral a que chegou a política na Venezuela.

Vejam estas três imagens.
(...)
(http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-comunas-fazem-questao-de-oprimir-como-um-pesadelo-o-cerebro-dos-vivos/)

=================
A comissão de frente do Bloco dos Bufões Bolivarianos capricha na pose de quem virou órfão e viúvo de uma vez só
Augusto Nunes, 7/03/2013

Branca Nunes

Três titulares absolutos da comissão de frente do Bloco dos Bufões Bolivarianos começaram já nesta quarta-feira, na Venezuela, o aquecimento para o último desfile puxado por Hugo Cháves. No primeiro ensaio, a argentina Cristina Kirchner combinou o vestido preto-angústia com a maquiagem de Viúva-de-Tango. Sócio recente do clube dos liberticidas, o uruguaio Jose Mujica já aprendeu que é proibido usar gravata. Logo o Tupamaro-de-Fusca aprenderá que também paletó é coisa de burguês.

Sabe disso há muito tempo o boliviano Evo Morales, informa o blusão que virou uniforme de presidente e acaba de ganhar um novo adereço: apareceu na concentração em Caracas enfeitado pelo rosto de Che Guevara. Como atesta a foto, tanto o Lhama-de-Franja quanto seus parceiros capricham na pose de quem foi golpeado simultaneamente pela viuvez e pela orfandade. Estocadas nos cantos dos olhos, lágrimas furtivas estão prontas para descer ao som dos cliques que denunciam fotógrafos em ação.

A dor simulada pelos canastrões de longo curso é mais convincente do que a esboçada por Nicolás Maduro, fantasiado de bandeira venezuelana dois ou três metros atrás. Há alguns anos, o sucessor do bolívar-de-hospício era motorista de ônibus. Nomeado vice-presidente por Hugo Chávez, agora pilota um país. Sabe que precisa ficar triste, mas a euforia não para de pedir passagem e a alma hesita entre o pranto e a gargalhada. Caçula da turma, o bolívar-de-picadeiro tem muita coisa a aprender com os mestres que completam o grupo de elite.

Além da trinca à beira do caixão, a comissão de frente inclui a dupla brasileira Lula e Dilma, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o cubano Raúl Castro, o nicaraguense Daniel Ortega, o equatoriano Rafael Correa, o paraguaio Fernando Lugo, o hondurenho Manuel Zelaya e outras maravilhas da fauna permanentemente em guerra contra o estado democrático de direito, os Estados Unidos e o Código Penal. (Se soubessem o que significa a expressão muito frequente no Rio dos tempos de Nelson Rodrigues, seria fascinante conferir a reação dos enlutados fora-da-lei ao berro perturbador: “Olha o rapa!”)

Para que o homenageado pudesse ser visto pela multidão em companhia dos melhores amigos, o herdeiro Maduro prolongou o velório por mais sete dias e revogou o enterro. Numa urna de vidro, o corpo embalsamado ficará  exposto à visitação pública pelos próximos anos, décadas ou séculos. Logo aparecerão devotos jurando que foram curados pelo milagreiro imortal. Se forem muitos, é improvável que Hugo Chávez resista à tentação de ressuscitar para um agradecimento de pelo menos cinco horas.

Ele merece. A plateia também.

5 comentários:

klauber C. Pires disse...

Dr Paulo, uma pergunta: é protocolar o decreto de luto de três dias pela morte de um governante estrangeiro?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Pode sim, ocorrer. Ou seja, é legal, e factível.
Não se cogita de outros aspectos da coisa...
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

"Viúva-de-Tango"(Cristina Kirchner), "Tupamarao-de-Fusca"(José Mujica), "Lhama-de-Franja"(Evo Morales),"Bolívar-de-Hospício"(Hugo Chavéz-"ator principal"-, não poderia faltar ao próprio funeral!), Bolívar-de-Picadeiro (Nicólas Maduro)...e quanto ao Lula e a Dilma, e os demais que juntar-se-ao ao espetáculo?!

Vale!

P.S.: Joaquim mandou avisar que Dirceu não vai estar presente!

Anônimo disse...

"Não se cogita de outros aspectos da coisa"

Ufa! ainda bem. Estava preocupado com a possibilidade de um empréstimo companheiro do BNDES para o projeto e construção do mausoléu.

João da Silva Herminiano Pontes disse...

Paulo,

Acho a postagem sobre o dispêndio de dinheiro público na construção de uma obra frívola pertinente.

Mas lamento a decepção causada pela segunda. Não acho que uma manifestação intitulada "Bloco dos Bufões Bolivarianos" agregue algo construtivo ao post, acredito até que se trata de uma passagem infeliz formulada pelo Augusto Nunes, triste e leviana, ainda que pigmentada com traços da realidade. Existem outras formas, inclusive mais humanitárias, de se expressar. A leviandade não é bem vinda à construção de uma humanidade evoluída. Acho que uma mente brilhante como a sua poderia passar melhor sem a reprodução de palavras tão venenosas.