O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org.

domingo, 21 de abril de 2013

A diferenca entre teoria e pratica (chez les compagnons, of course...)

A teoria diz como deve se comportar um mortal comum, em face dessas realidades comezinhas que se chamam leis, procedimentos investigatórios, relatórios, justiça, etc.
A prática é o que acontece, efetivamente, e nem sempre se conforma à teoria, qualquer que seja ela.
Num determinado universo, elas estão tão distantes quanto duas paralelas que nunca se cruzam.

Os fatos são estes:

Pode explodir
Rosemary Noronha está magoada e ameaça um revide em grande estilo. Sentindo-se desamparada pelos velhos companheiros que deixaram correr solta a investigação que pode levá-la mais uma vez às barras da Justiça, agora por enriquecimento ilícito, a ex-chefe do gabinete presidencial em São Paulo ameaça contar seus segredos e implicar gente graúda do partido e do governo. Se não for apenas mais um jogo de chantagem típico dos escândalos do universo petista, Rose poderá enfim dar uma grande contribuição ao país. Pelo menos até aqui, a ameaça da amiga dileta de Lula faz-se acompanhar de lances concretos — tão concretos que têm preocupado enormemente a cúpula partidária.
(Revista Veja, 20/04/2013)

Diferença entre teoria e prática:
Vocês querem saber qual é, num caso destes?
A diferença se chama omertà...
Paulo Roberto de Almeida 
Postar um comentário