O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A frase, equivocada, da semana: de um socialista, sobre a democracia...

A frase deveria entrar na categoria das frases idiotas, mas ela revela algo pior: uma inconsciência tremenda sobre o que foi o socialismo, como ele se realizou, e sua incompatibilidade fundamental com a democracia.
A frase é de um ex-guerrilheiro, cujo nome não vem ao caso, embora ele seja um ex-guerrilheiro um pouco melhor que os outros ex- que andam por aí: pelo menos reconhece que a luta armada foi um erro.
Mas continua condicionando a democracia ao socialismo.
Aqui: 


Mudei algumas concepções, mas no essencial eu continuo no mesmo lado onde estava. Hoje, dou um peso maior à democracia, até porque acho que ela não enfraquece o socialismo. Muito pelo contrário. Ela valoriza e enriquece a proposta socialista.


Ou seja, a democracia não é um sistema desejável em si, ela apenas serve para valorizar o socialismo.
Seu autor vai continuar ignorante, infelizmente...
Paulo Roberto de Almeida 
Postar um comentário