O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Educacao: professor brasileiro de primario e' premiado... nos EUA


Prêmio

Obama entrega troféu a melhor professor dos EUA

Veja.com, 21/04/2013

Brasileiro Alexandre Lopes desbancou mais de 180.000 mil docentes e ficou entre os quatro finalistas da competição

Obama entrega troféu ao professor Jeff Charbonneau
Obama entrega troféu ao professor Jeff Charbonneau (AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou nesta terça-feira de uma cerimônia na Casa Branca, em Washington, em homenagem ao melhor professor do ano do país. O eleito foi Jeff Charbonneau, que leciona química e física a alunos dos ensinos fundamental e médio em escolas públicas de Washington. Entre os quatro finalistas, estava o brasileiro Alexandre Lopes, de 44 anos, especialista em educação infantil inclusiva. Antes de chegar à etapa final da competição, Lopes desbancou mais de 180.000 profissionais e foi eleito o melhor professor da Flórida. Esta foi a 63ª edição do prêmio, organizado anualmente peloThe Council Of Chief State School Officers (CCSSO), espécie de conselho de secretários estaduais de educação.

Leia também:
Alexandre Lopes: "Professores precisam parar com desculpas"


Ao entregar o troféu à Charbonneau, Obama parabenizou também os outros professores presentes no evento. "Se há algo que deve ser sempre dito aos professores de nosso país, porque nunca será suficiente, é obrigado", afirmou. O presidente também ressaltou a necessidade de se pensar em melhores formas de recrutar, preparar e recompensar os educadores.

Segundo o CCSSO, Charbonneau foi eleito o melhor professor dos Estados Unidos em 2013 pela forma inovadora com que lida com as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. O docente trabalha para quebrar o paradigma de que as disciplinas de química e física são as mais difíceis da grade curricular. "No vocabulário meu e dos meus alunos não existem as palavras ‘não consigo, ‘é muito difícil’ ou ‘é impossível’. A minha filosofia de ensino é baseada em promover a autoconfiança deles e a colaboração dentro e fora da sala de aula", afirmou.
=========

Entrevista: Alexandre Lopes

'Professores precisam parar com desculpas', diz brasileiro que concorre a prêmio de melhor docente dos EUA

À frente de turmas que misturam crianças com autismo, adotivas e imigrantes, ele afirma que, a despeito das condições adversas, missão do educador segue sendo a de desenvolver o potencial máximo dos alunos

Lecticia Maggi

Nenhum comentário: