O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Juro que eu so' queria entender... o futuro...

Essa é das bravas, talvez a mais brava das que já ouvi, em minha longa caminhada de andanças desandadas, com mais pedras no meio do caminho do que havia no poema do poeta, e do que já li, numa vida de retinas fatigadas, que ficam ainda mais fatigadas lendo coisas como esta:

“O futuro está em cima, em cima no sentido de que o futuro é sempre uma exigência maior que a gente se faz a nós mesmos”.

Um comentário:

Gil Rikardo disse...

Caro professor, em resposta à tua pergunta, título de um post que publiquei em meu blog:

O FUTURO É PRESENTE DO PASSADO

Por Gilrikardo

Em meus tempos de guri, lá pelas bandas do Rio Grande do Sul, Coréia era sinônimo da origem de bugigangas baratas, sem qualidade nem garantia que circulavam pelas mãos de ambulantes (atuais paraguaias). Por extensão também se utilizou para denominar o local menos privilegiado do estádio Beira Rio do Internacional, rente ao fosso que separava o campo da torcida. Ali o ingresso era o mais barato, pois além de permanecer em pé, a torcida virava alvo daqueles que estavam na arquibancada e
arremessavam quaisquer objetos, entre os quais o famoso saco plástico com "xixi".

Avivei-me disso ao deparar com artigo da revista Superinteressante que apresenta a Coréia do Sul como o país que detêm o maior índice da população conectada à internet em alta velocidade (97%), na frente de países tais como Suíça (90%), Noruega (84%), Holanda (83%), EUA (75%) e o nosso Brasil (19%). A receita para tal desempenho é divulgada no mundo inteiro. Há cinquenta anos o país arrasado pela guerra, na miséria e essencialmente agrícola resolveu virar a mesa, isto é, mudar o rumo de seu destino e aplicou todas as fichas no seu maior patrimônio: as pessoas. E deu no que deu, uma das nações que mais cresceu nas últimas décadas, com altos investimentos em educação, ciência e tecnologia. Transformou-se em berço da Hyundai, Kia, Samsung, LG Eletronics. Primeiro lugar mundial na fabricação de celulares e monitores de plasma. O sistema de ensino situa-se entre os melhores do mundo (99% índice de alfabetização). Professores com salário inicial em torno de dois mil dólares e que facilmente dobra após dez anos de trabalho. UM POVO EM DIA COM O FUTURO.

E nós aqui convivendo num sistema viciado, repleto de distorções, abismos e contradições sustentado pela CARGA tributária que faria qualquer jumento quebrar as canelas. Um sistema que em pleno século XXI nos brinda com os discursos inflamados de políticos se vangloriando de que chegaram onde chegaram sem precisar estudar e que talvez por isso imaginam que todos devem se abrigar nas asas do Estado cujo reflexo democrático determina limites, pois é a voz da maioria. A mesma maioria que talvez nunca ouviu falar dessa tal "Coréia". É uma pena, pois parece que JÁ ESTAMOS EM DÉBITO COM O FUTURO.