O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 9 de abril de 2013

Livro sobre os Estados Unidos no seculo 21 - Editora Elsevier

Os Estados Unidos e o século XXI
 Cristina Pecequilo
EDITORA CAMPUS/ELSEVIER
Categoria: Universitários – Relações Internacionais
Formato: 16x23 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 59,00

Press-release da Editora:
Cristina Pecequilo é Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de A Política Externa dos Estados Unidos (Ed. UFRGS), Introdução às Relações Internacionais (Ed. Vozes) e do Manual de Política Internacional (Ed. FUNAG). É também organizadora das obras coletivas ([sic] A Rússia: Desafios Presentes e Futuros (Ed. Juruá).

Apesar de os EUA serem o principal parceiro político-econômico do Brasil, existe um vasto desconhecimento sobre a política externa e a sociedade norte-americana e pouca produção brasileira voltada à análise política. O livro Os Estados Unidos e o Século XXI, lançado pela Elsevier, enfoca o período contemporâneo da política externa dos EUA e faz uma contextualização dos mecanismos de formulação e implementação da política norte-americana, cobrindo um espaço pouco aproveitado no mercado por autores nacionais.

Os Estados Unidos emergiram como a potência hegemônica e tornaram o Século XX, sinônimo de um Século Americano. Superpotência, o país continua afetando de maneira profunda as relações internacionais e a política global. Mas, depois de 2001, com os atentados terroristas, o mundo descobriu a sua vulnerabilidade.  Diante disso, o país encontra-se frente a um complexo reordenamento de forças nacionais e internacionais, com as nações emergentes em ascensão e as potências em crise. Será o século XXI ainda um Século Americano?

O questionamento do modelo capitalista norte-americano, e a competição por mercados e alternativas de agenda social-política compõem o desafio atual. A hegemonia do século XXI encontra-se dividida em debates sobre suas políticas domésticas e externas, o perfil de sua sociedade e valores, em sua percepção e análise de seu poder, das demais nações e as perspectivas de ordenamento do poder mundial.

Com questões para debate/prova, material complementar como filmes, sugestão de dinâmica e seleção de vídeos do Youtube, o objetivo do livro é discutir o futuro da hegemonia dos Estados Unidos no século XXI, examinando seus componentes estratégicos, mecanismos de projeção de poder, parcerias estatais e ação multilateral. Tais fatores afetam diretamente a dinâmica das Relações Internacionais e, consequentemente, o Brasil, cuja política externa percebe os Estados Unidos como um fator de definição de sua agenda em muitas oportunidades.

“Mesmo com todas as mudanças globais, compreender o mundo, passa, ainda, por compreender os Estados Unidos”, diz a autora.

Nenhum comentário: