O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 2 de abril de 2013

Nova colecao da Saraiva: Temas Essenciais em R.I. - livro Paulo Roberto de Almeida sobre Integração Regional

Transcrevo anúncio recebido hoje:

COLEÇÃO TEMAS ESSENCIAIS EM R.I.
Editora Saraiva lança coleção focando o ensino das Relações Internacionais

A proposta da Coleção Temas Essenciais em R.I., publicada pela Editora Saraiva, é a publicação de livros com foco no ensino de Relações Internacionais (R.I.), que englobem todas as disciplinas relevantes para a formação básica na graduação da área de R.I. Elas, por sua vez, também poderão ser aplicadas em outras áreas, como Ciências Sociais, História, Economia, Direito e Geografia. Escrita em linguagem direta e acessível, essa coleção é desenvolvida por professores vinculados ao Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), o mais tradicional programa de formação na área.
A coleção está inicialmente dividida em três volumes. O primeiro, Introdução ao Estudo das Relações Internacionais, apresenta os alicerces teóricos, conceituais, metodológicos e contextuais que sustentam a ciência das Relações Internacionais de forma clara e bastante didática. Ele expõe algumas das complexidades de seus aspectos identitários, destacando as origens do pensamento teórico e as ideias fundamentais às principais instituições, como guerra e diplomacia, que caracterizam a vida internacional.
O segundo volume, Teoria das Relações Internacionais, mostra com detalhes as principais perspectivas teóricas (tradicionais e contemporâneas) das R.I. em linguagem descomplicada. Inicia-se com a formação da disciplina, no início do século passado, e passa pelas teorias mais tradicionais desenvolvidas durante o período da Guerra Fria para, enfim, alcançar as perspectivas mais críticas e inovadoras, as quais se consolidaram, principalmente, com o fim da Bipolaridade, marco histórico que contribuiu para o processo de expansão teórica do campo.
O terceiro trabalho, Integração Regional, trata da formação dos blocos comerciais. De forma sintética e objetiva, o livro consolida um itinerário bastante longo de estudos, pesquisas dirigidas, atividades práticas e escritos publicados sobre o assunto, em suas diferentes variantes institucionais e em suas múltiplas manifestações geográficas e políticas.
Sobre os coordenadores:
Antônio Carlos Lessa é pós-doutor pela Université de Strasbourg, doutor e mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Relações Internacionais pela mesma instituição.
Henrique A. de Oliveira é doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Sobre os autores de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais:
Virgílio Arraes é doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e professor da mesma instituição, com atuação no Departamento de História e no Instituto de Relações Internacionais. Atua também há muitos anos no Ministério das Relações Exteriores. É especialista em Estados Unidos.
Thiago Gehre é doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Departamento de Relações Internacionais. Como docente e pesquisador, trabalha principalmente com estudos sobre Relações Internacionais do Brasil, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Estudos sobre América do Sul, Parcerias Bilaterais e Segurança Internacional. É especialista em Venezuela.

Sobre o autor de Teoria das Relações Internacionais:
Daniel Jatobá é doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB).

Sobre o autor de Integração Regional:
Paulo Roberto de Almeida é doutor em Ciências Sociais, professor de Economia Política Internacional do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e diplomata de carreira, com extensa experiência em temas comerciais e financeiros internacionais.

EDITORA SARAIVA
Televendas: (11) 4003-3390 - Vendas pela Internet: http://www.saraiva.com.br
Assessoria de Comunicação: (11) 3613.3357
Camila B. Ingles - cbingles@editorasaraiva.com.br

Camila Ingles
Assistente de Comunicação
Editora Saraiva
(11) 3613-3357
www.editorasaraiva.com.br
Editora Saraiva conectada com você :) Visite-nos no Facebook e Twitter

Um comentário:

Anônimo disse...

SDN "déjà vu"!


http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=44539&Cr=arms+trade&Cr1=#

http://www.un.org/disarmament/ATT/docs/Draft_ATT_text_27_Mar_2013-E.pdf


Vale!