O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um capitalista estrangeiro indignado com o Brasil...

Não com o Brasil, exatamente, mas contra as pessoas que formulam as políticas no Brasil.
Pode até ser considerado um imperialista especulador pelos companheiros, mas ele deve ter motivos para estar furioso...
Como já disse uma economista quase marxista, pior do que ser explorado pelo capitalismo, é não ser explorado pelos capitalistas...
Paulo Roberto de Almeida

A bronca de Jim Rogers

Na ultima quinta-feira, dia 28 de março, o investidor americano Jim Rogers deu uma entrevista à agência de notícias Broadcast na qual ele soltou o verbo sobre a dificuldade de investir no Brasil.
Segue abaixo o que foi publicado na entrevista do investidor à jornalista Luciana Antonello Xavier. Talvez seja exagero, mas mostra o mal humor do mercado financeiro internacional com o Brasil no momento.
Broadcast – Que saída o Brasil tem para conseguir um bom desempenho econômico? O que nossa presidente pode fazer? 
Rogers – Bem, ela poderia parar de impedir capital novo de entrar no País. Aquela senhora que governa o País está promovendo guerra cambial, tornando impossível investir no Brasil, tornando ilegal para os estrangeiros investirem no País. Ela coloca obstáculos para chineses e coreanos, aqueles que são grandes ‘clientes’ do Brasil. Ela tem que tornar o País mais acessível! Ela tem que parar com o controle da moeda. Ela não está ajudando o Brasil, está prejudicando. Deveria haver uma abertura maior do País, uma abertura maior para o capital. Desse modo, o Brasil poderia ser um dos grandes países do mundo. Mas esta senhora é uma das muitas pessoas que têm impedido que o Brasil seja uma das principais economias do mundo.
Broadcast – O senhor não tem dinheiro no Brasil? 
Rogers – Não, não tenho dinheiro no Brasil. Eu tive, mas não tenho agora. Já houve tempos de se investir no Brasil. Mas quando você tem alguém que é contra expertise, contra capital, que ataca seus parceiros, alguém com esse tipo de atitude, então não dá para investir no Brasil. Mas se isso mudar, voltarei a colocar meu dinheiro lá.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem le ate pensa que o Jim Rogers esta relacionado a economia.

Esse cidadao golpista busca o lucro facil com esforco zero.

Esse folgado nao quer nem saber de correr riscos... e o maior exemplo do parasitismo cleptocratico asfixiante internacional.

As empresas que aqui se instalam e REALMENTE contribuem para a economia, fabricando algum produto que exista, nao estao reclamando. Pelo contrario, estao sendo financiadas com juros baixissimos como nunca foram antes...

Ou seja, estamos chegando ao um momento de separar o joio do trigo.

Financas - lei-se dinheiro de extorsao, lucro gerado a partir do vacuo, esta sendo separada da ideia de economia - producao de bens ou servicos que efetivamente merecem valor e respeito.

O fundamentalismo economico foi a ideia mais genial de todos os tempos.

As financas especulativas sao a maior praga que ja existiu na historia da humanidade.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Anônimos reclamando do capital financeiro especulativo também são uma das pragas de qualquer sistema econômico.
Intervencionistas estatizantes são outra praga que reduz o crescimento econômico, concentra renda e torna mais ricos membros da burguesia do capital alheio, por acaso aqueles que vivem de vender favores a investidores e empresários em geral.
Sistemas abertos, mesmos à especulação, são sempre mais eficientes do que sistemas controlados, sobretudo por gênios da economia como certos dirigentes.
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Se seu comentário sobre o estado mínimo excluísse os gamblers especuladores, faria minhas suas palavras.