O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ensino de Portugues para brasileiros nos EUA - Movimento Educacionista


Canal internacional da Globo anuncia curadora do programa “Aprendendo Português” nos Estados Unidos

Nesta sexta-feira, dia 03, o canal internacional da Globo anunciou a curadora do programa “Aprendendo Português” nos Estados Unidos, Arlete Falkowski.  A nomeação foi feita por Alejandra Moreno, gerente de marketing do canal, durante a oitava edição do Focus Brasil-EUA, fórum cultural brasileiro que todos os anos acontece em Fort Lauderdale, na Flórida.

Criado em 2012, o programa “Aprendendo Português” é uma iniciativa da Globo que tem como propósito apoiar instituições de ensino da língua portuguesa que buscam preservar e promover ações de educação e integração cultural da comunidade brasileira que vive fora do país.

Vice-Presidente da Fundação do Movimento Educacionista dos EUA, Arlete é mestre em Educação e Desenvolvimento Humano, professora de Português como língua estrangeira e autora do livro “Turminha Animada de Lucy e Tuca - Princípios de Alfabetização”. Sua participação no “Aprendendo Português” foi celebrada pela Globo.  “Estamos muito felizes com esta parceria.  A experiência de Arlete, seu conhecimento sobre a língua portuguesa de herança e a sua proximidade com organizações educacionais que atuam nos Estados Unidos, serão de extrema importância para a continuidade do programa, o seu processo seletivo e o acompanhamento das atividades de instituições que forem apoiadas”, comentou Alejandra.

As primeiras instituições que receberam apoio da emissora no último ano foram a ABRACE - Associação Brasileira de Cultura e Educação, que atua no estado da Virginia, e a Contadores de Estórias/ IBEC, sediada na Califórnia. Além dos Estados Unidos, o “Aprendendo Português” está presente no Japão, sob a curadoria de Arthur Muranaga, da IPCTV, e Inglaterra, com curadoria de Carlos Mellinger, diretor da Casa do Brasil em Londres.

O Focus Brasil-EUA é um evento dedicado à discussões sobre os mais variados temas e aspectos da presença internacional do Brasil e da comunidade brasileira no exterior.

Foto: Alejandra Moreno, gerente de marketing da Globo, Arlete Falkowski, curadora e Emília.
Crédito: TV Globo/ Reid Harrison

Para mais informações, entre em contato com Fernanda Vio: fernanda.vio@tvglobo.com.br

 São Paulo, 03 de maio de 2013
Mais informações Globo.com/canalinternacional

Nenhum comentário: