O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ideologia versus conhecimento - Orlando Tambosi

Ideologia versus conhecimento
Já que tratei de ideologia no post anterior, aí vai, requentado, o que escrevi há alguns anos neste blog :
Parto de uma afirmação peremptória: ideologia não é conhecimento. Este último é necessariamente verdadeiro, ou não é conhecimento. Tanto assim que não existe conhecimento falso: existem falsas versões, falsas visões ou concepções, que muitas vezes tomamos equivocadamente por conhecimento.

Conhecimento e verdade estão inextricavelmente ligados. Como nem sempre podemos saber se aquilo que julgamos conhecer é de fato verdadeiro, muito dos nossos "conhecimentos" não são efetivamente conhecimento. Podemos viver num mundo de opiniões, versões fantasiosas, ideologias etc. Resumindo: conhecer é ter representação verdadeira da realidade - algo dispensável, dado o relativismo reinante, exatamente em favor das ilusões ideológicas.

Diferentemente do conhecimento, ideologia não implica verdade. Para simplificar: ideologia é um conjunto de ideias (políticas, sociais, religiosas etc.) mais ou menos coerentes, não necessariamente verdadeiras, sobre a sociedade e o mundo.

O século XX foi considerado o século das ideologias. O que deixou? O fascismo, o nazismo, o comunismo - que, felizmente, parecem ter morrido com o próprio século, apesar das recidivas latino-americanas.

O que resta? A defesa da democracia e das liberdades, aonde quer que seja. Só com democracia e liberdade o conhecimento avança.

Um comentário:

Pedro Magalhães Batista disse...

Isaiah Berlin reforça: "Few new truths have ever won their way against the resistance of established ideas save by being overstated".