O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sobre Israel e o Iran: quem nao conhece historia, costuma falar bobagens

Comentários recebidos de um ignorante sobre a questão do programa nuclear iraniano, sobre a postura da teocracia iraniana em relação a Israel, seguida de minha resposta ao comentarista:

[Fulano] deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Iran: destruir Israel continua a ser politica de E...": 

Sim , eu entendo que o regime do Irã é uma puta de uma loucura opressiva , mas deixemos as consideraçoes sobre o regime iraniano de lado e partamos para analisar o interesses do Estado Iraniano . Sim , eles têm motivo valido para recorrer ao armamento nuclear por um motivo bem simples ...Israel é inimigo ...não do Brasil ou de qualquer outro pais ocidental , mas sim para o Irã ..Israel É UM INIMIGO , um inimigo bem armado e que POSSUI ARMAS NUCLEARES . Ai vale a velha logica humana , se seu inimigo tem pedaço de pau você tem de logo tratar de achar um pedaço de pau maior , não é uma logica bonita ..mas é a logica que impera entre os estados desde que o mundo é mundo. Além disso , o Irã é um grande produtor de petroleo ..e depois do Iraque ficou claro que os Estado Unidos da America não se importam de inventar qualquer desculpa para invandir um país ...sim , o Irã é um potencial alvo ...não sei se da administração Obama ...mas se dependesse da boa vontade republicana já estaria chovendo misséis em alguns lugares . Os ocidentais tendem a ver os iranianos como causadores de briga e os "vilões" ...porém não existe vilões quando se fala em países , o que existe são "interesses" . É por interesses que ocorrem guerras , não porque uma parte é "má" e outra é "boa" . O Irã nada mais esta fazendo do que ser esperto e se armar, duvido que quando ele estiver de posse de armas atomicas ..o discurso de Israel vai ser tão grosso e prepotente ...porém fica a grande duvida , o que o Irã vai fazer com essas bombas ? vai começar uma guerra de extinção mutua com Israel ???...

Deixo bem claro que não apoio nenhum tipo de exterminio contra o "povo de israel " que não tem nada a ver com a ação prepotente e genocida praticada pelo governo israelita contra os palestinos . Que a Israel foi o maior erro de todos que a ONU , eu da minha parte considero mais que provado . Criar um pais do nada num lugar que A BIBLIA ( oh !! a unica fonte de verdade ...) diz que é dos judeus , porém é fato que este mesmo territorio vem sendo habitado por dezenas de povos durante o tempo ...se formos seguir o mesmo raciocinio ..deveriamos dar a "terra historica do curdos " ....o Brasil deveria ser devolvido aos Indios e um monte de outros casos . Porém , isso é impraticavél e a prova maior disso é Israel . Um estado insustentavel que não acredito que vá sobreviver até o final deste seculo ( fala serio , eu nao sei nem se o mundo aguenta até o final deste seculo ) . Resumindo , Irã está fazendo o que ele tem de fazer , Israel defendera-se ...e podemos ter uma guerra .Uma guerra com G MAIUSCULO , pois Irã não é presa fácil e os Estado Unidos dificilmente fariam uso de força nuclear ...Israel , já nao sei ...seria uma guera dura com repercussões severas , e com a possibilidade perigosa de envolvimento tanto da China quanto da Russia , o que levaria a um clima propicio para a eclosão da nossa querida WWIII...serio meu , o mundo hoje esta tão ferrado que até um conflito num pais como o Irã, que não nenhum Grande pais ocidental ou mesmo uma potencia ...pode causar um provavel apocalipse para a raça humana ( não extinção ...muito dificil extinção ) . Parece piada , mas o mundo está tão desenvolvido que as guerras tornaram-se coisas que ja não se pode se dar ao luxo de fazer .

Minha resposta ao comentarista ignorante:

[Fulano,]
Lamento dizer, mas suas teses são, não apenas viciadas, mas viciosas, erradas, equivocadas, deformadas, deturpadas e absolutamente inaceitáveis.
Vc nao tem nenhum conhecimento histórico para dizer o que diz, e aliás, não tem nenhuma lógica no que você diz.
Lamento dizer, mas você sabe muito pouco, ou nada, das relações entre Israel e o Irã.
Os dois países eram amigos, aliados, cordiais companheiros na balança de poder do Oriente Medio aos tempos do Xa Rheza Pahlevi, e estavam em ótimas relações, com troca de informações, venda de armas e consultas de inteligência sobre os árabes.
Ou seja, Israel NUNCA foi inimigo do Irã.
Quem é inimigo de Israel é a teocracia iraniana.
Aprenda um pouco de história, rapaz, vai lhe fazer bem.
Quando não sabe uma coisa, evite falar bobagem.
Paulo Roberto de Almeida

4 comentários:

Anônimo disse...

Um pena, mesmo, porque o assunto é interessante, acho que seus posts sobre isso acrescem muito ao debate sobre o tema. Pena que o menino mal saiba o português culto.

Anônimo disse...

Mas esse Xa nao era um caco de ditador que mandava trazer almoço de Paris todos os dias. Essa relaçao de Israel alem de escusa soa estranha. Algo como nossa aproximacao dos paises ditatoriais da africa e do proprio Ira de hoje.

Anônimo disse...

Talvez ao debate faltou trazer o papel da Arábia Saudita (sunitas), esta sim muito preocupada com ascensão da influência do regime dos "ayatollah" (xiitas)- ousaria dizer mais que Israel(hebreus); a despeito do discurso iraniano "delenda est Tzion"(..."much ado about nothing"...)-,no tabuleiro geopolítico da região (e.g. Iraque,Síria,Líbano/"Hezbollah",Egito/Irmandade Mulçumana,Faixa de Gaza/"Hamas"/Brigadas Al-Qassam, etc.).

Poderíamos acrescentar ainda ao barril de pólvora o movimento de emancipação dos curdos (Shafi'is sunitas); que envolveria a Turquia no imbróglio (leia-se OTAN); onde no Iraque os curdos controlam Kirkuk (maior província petrolífera) e com uma população bastante representativa também presente no Irã...Poderíamos acrescentar a "fadiga material" na solução da questão israelo-palestina,a despeito do diálogo entre as partes ter reiniciado, causando a mudança de direção na política dos EUA para região, bem como as consequências que possam advir da "shale/fracking revolution"; passando os EUA da condição de dependência à autossuficiência energética; resultando no redesenho dos interesses da geopolítica em escala global!

Vale!

davidson disse...

Nesse caso, o papel de ignorante cabe a você , pois por mais errado que meu argumento esteja e sim eu reconheço que falei bobagem, o que eu ja admiti em outro comentário . Você precisa fazer um post inteiro para me categorizar como "ignorante", do jeito que você põe isso parece que me falta educação quando o que somente me faltou foi conhecimento histórico . Educação eu tenho de sobra ...comentarista IGNORANTE ...acho que se você fosse uma pessoa educada , preferiria usar o termo "equivocado" . Se você tem tanto horror assim há comentários deveria desabilitá-los, já me equivoquei algumas vezes ao comentar sobre algum assunto, mas em nenhum blog vi uma reação desse tipo . E quanto ao rapaz que disse que eu não uso a norma culta do português ..sim, meu filho ...é um costume da internet, escrever sem se atentar para o correto posicionamento das vírgulas e alguns pormenores , principalmente entre a população mais jovem que cresceu no computador ...isso deixa a escrita mais rápida ...se você fosse da minha geração ia entender que valorizamos mas a velocidade que a precisão, embora eu duvide que eu escrevi alguma palavra com a grafia errada ...eu costumo me policiar para isso ...e o uso constante das reticências é um costume meu, eu gosto e pronto . Além disso , se você não sabe o uso da norma culta não é um imperativo , isso depende do seu contexto , nós brasileiros burlamos a norma culta a todo momento no nosso dia a dia ...sim, concordo que em coisas mais formais como um prova é necessário o uso da norma culta porque é necessário que todos compreendam sua mensagem , e é esta a função da norma culta ...transmitir a mensagem de forma clara a qualquer interlocutor de português ...a norma culta não é equivalente ao PORTUGUÊS ...o idioma português é muito maior do que a NORMA CULTA BRASILEIRA , usamos diferentes "tipos de português" para diferente situações . Em certas situações não me sinto na obrigação de atender a norma culta do português. E aliás o sujeito não usar a norma culta não implica que ele seja burro ou um "ignorante", já tivemos muitos casos na humanidade de gênios que conseguiam conquistar um povo através de discursos e sequer sabiam escrever seu nome ...se você acha que a pessoa é desqualificada mentalmente por não usar a norma culta de certo idioma , eu que tenho pena de você.

Aliás, nem sei se esse comentário será publicado. Vai saber nunca pensei que o senhor Paulo Roberto fosse dado a esse tipo de comportamento , que ele pratique a "censura contra idiotas " já não é algo impossível. O senhor me recomendou tomar aulas de história devolvo-lhe o favor ...é considerado falta de educação e civilidade, postar um post inteiro para avacalhar (uma giria , tá ) um comentarista que em nenhum momento utilizou de falta de educação no comentário referido .