O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de setembro de 2013

Across the whale in a month (11): pausa para descanso, em Santa Barbara, CA...

Se eu tiver de aceitar dar aulas em alguma universidade americana, que seja na praia...
Ou melhor, em Santa Barbara, CA, quase perto de Los Angeles (100 milhas, apenas).
Não por Los Angeles, nem pela praia, que eu não me inclino por nenhuma das duas.
Apenas porque Santa Barbara é um lugar extremamente agradável, onde se pode espairecer, no melhor clima da California.
Bem, vamos a coisas mais sérias...
Depois de termos feito uma visita à missão de Carmel, no dia de ontem, nesta sexta-feira visitamos a missão de Santa Barbara, a única que escapou de uma campanha de laicização, depois que o México se tornou independente e deu para enfrentar um dos demônios de sua história (um outro, tão grande quanto a Igreja, esteve representado pelo Império, obviamente). Belo passeio, também, devidamente registrado, ambos, fotograficamente, por Carmen Lícia, muito mais competente do que eu nessas artes de fixar imagens.

Aliás, o dia de ontem teve mais coisas do que simplesmente visitar a Missão de Carmel. Estivemos no Centro Steinbeck, como já referi anteriormente, e depois fomos almoçar na sua antiga casa, como reproduzida aqui neste menu do restaurante.

Na bookshop do Centro Steinbeck, compramos mais algumas lembranças, e livros, obviamente.
Carmen Lícia está lendo Travels with Charlie, que relata o coast to coast que o escritor fez numa camionete adaptada como pequena casa, na companhia de seu terrier francês no início dos anos 1960, logo depois de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
Eu comprei A Journey Into Russia, o relato da viagem que o escritor fez à então União Soviética de um Stalin triunfante, na companhia do fotógrafo Robert Capa, que ilustrou os contatos (difíceis) que tiveram com o povo russo (e ucraniano).

Depois viemos a Santa Barbara, mas chegamos tarde, e só conseguir dar um passeio noturno pela cidade, para localizar os lugares visitáveis.
Foi o que fizemos durante esta jornada de sexta-feira.
Pela manhã, visita ao Museu Marítimo, no porto, com belas coleções e um excelente filme sobre a localização do Titanic, e filmagem interna no barco submergido a 4 mil metros no Atlântico norte.
Depois, almoço no Wine Bistro, da State Street, a principal da cidade, com registrado nesta segunda foto gastronômica. Nada de excepcional, pois foi apenas um lanche rápido: Carmen Lícia atacou de salada grega com camarões, e eu pedi uma simples focaccia caprese, com salada igualmente. Mais interessante foram os dois Chardonnays que pedimos, ambos da região, mas de vinhedos distintos.

Depois fomos ao museu de arte (especialmente para ver os impressionistas franceses da coleção do milionário Armand Hammer, que era amigo de Lênin, ou pelo menos se aproximou do bolchevique para poder explorar o petróleo russo, na época soviético). Também tinha uma bela coleção de arte asiática, devidamente fotografada por Carmen Lícia.
Do museu de arte fomos, aí sim, à Missão de Santa Barbara, muito bem preservada como museu, mas com igreja ainda funcionando regularmente.
Agora pela noite, provavelmente mais turismo gastronômico, com um restaurante italiano em vista...
Sim, aceito algum convite para dar aulas em Santa Barbara, pelo menos nos bons meses da primavera e do outono...
Paulo Roberto de Almeida
Santa Barbara, 27/09/2013

Nenhum comentário: