O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Canal Futura: Sala de Debates sobre Politica Externa - participacao de PRAlmeida

Como havia informado na semana passada, participei, enquanto estava hospedado num hotel em Kansas City, no dia 17 de Setembro de 2013, por meio de entrevista gravada, do programa Sala de Debate do Canal Futura, que nesse dia tratou da “Política Externa Brasileira”.
Minha participação se deu  por meio do Skype, e o programa teve a coordenação do jornalista José Brito, e contou ainda com a participação dos professores Ricardo Seitenfus (UFSM) e Paulo Afonso Velasco (Iuperj).

O canal Futura colocou as duas partes do programa (do qual participei apenas da primeira parte) no YouTube, nos seguintes links respectivamente para as duas partes do programa:



Em 25/09/2013 o Canal Futura publicou o seguinte texto para introduzir o programa no YouTube:

O Brasil faz fronteira com 10 países e exerce um papel de liderança na América do Sul. Enquanto o mundo vive uma crise econômica, vê enfraquecer organismos multilaterais e convive com a ameaça de conflitos graves no oriente médio, o Brasil tem buscado novas parcerias políticas, econômicas e culturais. Ao lado da Rússia, China, Índia e África do Sul, faz parte dos "BRICS" e ganha cada vez mais projeção internacional. Enquanto busca um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil se destaca em áreas estratégicas na luta por um mundo melhor. Faz isso, ao atuar nas questões relativas à preservação ambiental e alterações climáticas, um protagonismo que começou há mais de 21 anos com a Rio-92. Nos últimos anos, as ações do país no exterior se multiplicaram impulsionadas pelo compartilhamento de conhecimentos e experiências nacionais bem sucedidas. Instituições de referência como a Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, a Embraer. Já têm escritórios na África. No combate à aids, por exemplo, o Brasil lidera a cooperação internacional e chegou a ser premiado por gerenciar um trabalho de excelência.

No Sala Debate de hoje [ou seja, 17/09/2013], vamos conversar sobre a política externa brasileira.

Pra essa conversa, recebemos aqui no estúdio do Sala Debate Paulo Afonso Velasco, chefe do Departamento de Relações Internacionais do IUPERJ, e também o professor Ricardo Seitenfus, doutor em Relações Internacionais e professor na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Pela internet, falamos com o diplomata e professor de economia política Paulo Roberto de Almeida. E ainda com Feliciano de Sá Guimarães, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP

Nenhum comentário: