O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Brasil-Bolivia: inquisicao do Itamaraty (Diario do Poder; Veja)

Ex-chanceler depõe na inquisição contra Sabóia
Diário do Poder, 4 de outubro de 2013
O ex-chanceler Antônio Patriota foi convocado para depor nesta sexta-feira (5) no “tribunal de inquisição”, criado pelo governo federal nos moldes do regime militar, para “apurar a atitude” do diplomata humanitário Eduardo Sabóia, que ajudou o senador boliviano Roger Molina, asilado há 455 dias na embaixada brasileira em La Paz, a sair do país. Na época, Molina andava depressivo e ameaçava se matar.

  • Espera-se que Patriota assuma a ordem para segregar o senador em um cubículo sem janelas, na embaixada, e proibir visitas até da família.
  • Patriota teria ordenado o confisco do celular e do laptop de Molina, mas os diplomatas exigiram isso por escrito, e a determinação foi ignorada.
  • O corregedor do Itamaraty, Heraldo Póvoas de Arruda, prorrogou o prazo para que a comissão de sindicância contra Eduardo Sabóia.
    =======

    Coluna de Lauro Jardim, na Veja, 4/10/2013, 12:22 \ Governo
    Preparando a defesa

    Eduardo Saboia anda focado na preparação defesa do processo administrativo disciplinar a que responde no Itamaraty, aberto depois da operação de resgate do senador boliviano Roger Molina para o Brasil. Ontem, Saboia ligou para Ricardo Ferraço perguntando se poderia testemunhar a seu favor. Convite aceito.
    Chamado para depôr, Ferraço vai reforçar a versão de que o Ministério das Relações Exteriores recebeu diversos de Saboia comunicados sobre a gravidade da situação de confinamento de Molina na embaixada brasileira na Bolívia .
    Começam na sexta-feira as oitivas da sindicância feita pelo governo sobre a conduta de Eduardo Saboia no episódio da fuga do  senador Roger Molina. O primeiro a ser ouvido será Antonio Patriota.

    Por Lauro Jardim
  • Nenhum comentário: