O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 14 de dezembro de 2013

Argentina restringe importacao de veiculos; medida afeta gravemente oBrasil

O governo brasileiro vai, obviamente, negociar, como tem feito nos últimos dez anos, sempre negociando com los hermanos, que são, obviamente também, parceiros preferenciais, aliados estratégicos, amigos do peito e sócios queridíssimos nesse maravilhoso empreendimento que se chama Mercosul.
Ufa! Ainda bem! Imaginem se eles não fossem tudo isso, o ruim que seria para o Brasil.
O governo vai negociar. Fiquem tranquilos!
Aliás, como lembra o "randiano" John Galt em seu comentário, quem começou a brincadeira foi o Brasil, no seu acordo automotivo com o México: enquanto produzia saldos favoráveis ao Brasil, era ótimo. Bastou começar a fazer déficits (por culpa exclusiva do Brasil), foi denunciado  como desfavorável pelos protecionistas da área e pelo MDIC e unilateralmente modificado para ser "equilibrado"; a Argentina faz a mesma coisa com o Brasil.
Paulo Roberto de Almeida 
A decisão do governo da Argentina de limitar em até 27,5% as importações de automóveis e veículos comerciais leves, anunciada anteontem, pode ter um grande impacto sobre a indústria automobilística brasileira e a balança comercial do país. Entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil exportou US$ 5 bilhões em automóveis de passageiros. Desse total, 87% (US$ 4,4 bilhões) foram para a Argentina. Na quinta-feira, a ministra argentina da Indústria, Debora Giorgi, comunicou ao setor automotivo do país que eles terão de reduzir entre 20% e 27,5% as importações no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período deste ano. Montadoras que exportam o mesmo valor que importam não teriam que reduzir compras externas, enquanto as deficitárias e as importadoras estariam incluídas na nova restrição.
 A medida seria uma maneira de estancar a sangria de reservas internacionais da Argentina, que caíram 21% apenas neste ano. O Ministério do Desenvolvimento afirma que não foi informado oficialmente da medida e não vai comentar. Dentro do governo brasileiro, que foi surpreendido pela medida, espera-se que seja possível negociar com os argentinos. A iniciativa da ministra é vista pelo governo brasileiro como uma medida de política industrial equivocada, uma tentativa de fazer indústrias de autopeças se instalar na Argentina –com poucas chances de funcionar. E também um sintoma da enorme preocupação com a queda no nível de reservas.
Analistas acreditam que a restrição deve atingir mais os veículos de maior valor, importados principalmente da União Europeia e do Japão, e menos os carros pequenos e médios que vêm do Brasil. Mas, como 67% dos veículos importados pela Argentina vêm do Brasil (em valor), uma redução será inevitável, afirmam especialistas. ”Toda intervenção estatal desse tipo é muito prejudicial, e o setor automotivo é uma das poucas cadeias de produção estabelecidas na região”, diz Welber Barral, sócio da consultoria Barral M Jorge.

Um comentário:

John Galt disse...

O curioso é que a Argentina segue os passos do Brasil, como naquele infeliz caso de restrição às importações de automóveis oriundos do México, não?

Hehe, tudo se copia!