O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Diplomatizzando: algumas postagens mais acessadas...

De vez em quando, por puro acaso, consertando uma coisa ou outra neste blog que é metade divertissement, metade improvisação, e a outra metade (ops, isto já dá 150%) informação de verdade (com alguns comentários irônicos deste que aqui escreve), eu caio, literalmente, na página de números do blogger, que me fornece certas estatísticas e acesso e o que busca o exército de curiosos que também por acaso aqui adentram, para sair rapidamente (mais da metade, tenho certeza, deve ser o pessoal da NSA, da CIA, da sucessora da KGB, sendo os outros três quartos (ops, essa matemática que me ultrapassa) gente do Google e esses instrumentos de busca automática.
Pois bem, chega de conversa mole e vamos ao que interessa.
Eu só me interesse pelo conteúdo, não pela forma, por isso que meu site e blog são tão desconjuntados, e ainda assim tem um bando de bravos que vem aqui para ler, eventualmente comentar, e alguns reclamar, xingar o neoliberalismo, essas coisas.
Vejamos, portanto, o que anda buscando o pessoal persistente, e apenas transcrevo o que vai na seção de postagens das estatísticas:


15/11/2013, 6 comentários
313
25/11/2013
118
04/12/2013, 8 comentários
88
01/12/2013, 1 comentário
73
29/11/2013
69
05/12/2013
55
29/11/2013, 1 comentário
44
03/12/2013
44
30/11/2013
44
30/11/2013
39

Como vocês podem constatar, a postagem sobre aquele professorzinho da USP ruim de matemática (mas eu também sou) e completo ignaro em economia faz um bom score entre todos os posts visitados. Vai ver que são seus alunos, que estarão dando risadas dele nas próximas aulas, quem sabe até fazendo perguntas sobre renda per capita comparada, preços dos produtos no Brasil e no exterior, enfim, essas coisas de consumidores inocentes, que só querem saber como é que os oligopólios, a desigualdade, e o neoliberalismo petista conseguiram fazer do nosso país o mais caro do mundo.
Prometo que vou voltar ao assunto.
Aliás, como eu acho que as nossas universidades caminham para uma decadência inevitável, sempre estou pronto a divulgar aqui o besteirol nelas destilado por um bando de companheiros que de Gramsci não leram sequer as orelhas, e de Marx apenas os resumos do Emir Sader...
Coitados deles: eu realmente tenho dó dos aluninhos de hoje, pois no meu tempo, os professores marxistas já tinham pelo menos lido Marx, Engels, Lênin, Kautsky, Bernstein, e até algum Doistoievsky e Tolstoi.
Prometo não revelar o nome dos "traidores". Podem escrever...
Paulo Roberto de Almeida

3 comentários:

Eduardo R., Rio disse...

Graças aos seus comentários mais longos - sobretudo os críticos, como o contra Safatle - publicados logo acima dos textos extraídos de outros sites, este blog atualmente está ainda melhor do que já era; seus antelóquios acabam sendo mais interessantes do que os textos que a eles se seguem. No entanto deixo uma ressalva sobre este blog: não gostei da mudança do layout ocorrida uns meses atrás, mais especificamente da mudança de fonte e de seu tamanho, o que dificulta a leitura, e eu não uso óculos. Gostava mais de como era antes. Acredito que deva ter havido pedidos de leitores para que o senhor fizesse as tais mudanças, mas não poderia pensar em voltar atrás ou copiar o layout de outros blogs conhecidos? Por ex., o de Orlando Tambosi, Mises Brasil, Ordem Livre, Adolfo Sachsida (letras pequenas e fonte Georgia), a seção de colunas de Estadão ou Folha, Valor Econômico etc. Enfim, seja como for, vou continuar acompanhando este blog. Saudações.

Paulo Roberto de Almeida disse...

De fato, até para mim, fica difícil ler estas letrinhas miúdas, quase desaparecendo. Vou tentar mexer nas definições de font default e outras coisas, mas confesso minha total incapacidade técnica para essas coisas.
Quem souber me instrua por favor.
Paulo Roberto de Almeida

Eduardo R., Rio disse...

Obrigado pela atenção. Eu também não tenho esses conhecimentos técnicos. Se eu souber de alguém que os tenha e esteja disposto a ajudá-lo, vou pedir para entrar em contato com o senhor por aqui.