O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vida digital: 12 produtos revolucionarios - WALTER S. MOSSBERG

Tive quase todos eles, e ainda tenho, com exceção do Newton, que considerei comprar, mas fiquei nos desktops da Apple e nos primeiros (na verdade tidos) laptops da companhia.
Paulo Roberto de Almeida

Os 12 produtos que mudaram a vida digital

Walter Mossberg
The Wall Street Journal, 26/12/2013

Esta é a minha última coluna para o The Wall Street Journal, depois de 22 anos avaliando aqui produtos de tecnologia para o consumidor.
Então, pensei em escrever sobre os 12 produtos que resenhei ao longo desses anos que se mostraram os mais influentes. Obviamente, para chegar a esse número reduzido partindo de uma imensa lista e considerando que a indústria de tecnologia é uma das mais dinâmicas e modernas, esse é um exercício subjetivo e algumas pessoas podem discordar.
Embora a maioria tenha sido um sucesso, alguns não foram campeões de vendas e um foi um fracasso total. Em vez disso, usei como critérios dois pontos básicos.
Primeiro, os produtos tiveram que apresentar aperfeiçoamento na facilidade de usá-los e adicionar valor para o consumidor médio. Esse foi o princípio ao qual me ative na primeira frase de minha primeira coluna, em 1991: "Computadores pessoais são simplesmente difíceis de usar e isso não é sua culpa."
Segundo, escolhi esses 12 produtos porque cada um deles mudou o curso da história digital ao influenciar produtos e serviços que surgiram depois ou mudar o jeito que as pessoas vivem e trabalham. Em alguns casos, o impacto desses produtos de mercado de massa ainda está ocorrendo. Todos esses produtos tinham predecessores, mas eles conseguiram elevar as suas respectivas categorias a um novo nível.
Alguns leitores vão reclamar que a Apple aparece demais na lista. A minha resposta: a Apple lançou mais produtos influentes e inovadores para o consumidor médio que qualquer outra empresa ao longo dos anos desta coluna.
1. Newton MessagePad (1993)
Este computador portátil da Apple foi um fracasso, até uma piada, principalmente porque a empresa prometeu que ele poderia reconhecer de forma impecável textos escritos manualmente. Ele não fazia isso. Mas tinha uma característica que antecipou algumas das tecnologias de ponta de hoje: uma forma primitiva de inteligência artificial. Você só precisava rabiscar "almoço com Linda Jones na quinta-feira" para ele fazer uma anotação no calendário na data certa com a pessoa certa.
SSPL via Getty Images
2. Navegador Netscape (1994)
Primeiro navegador de internet bem-sucedido para o consumidor, ele foi posteriormente esmagado pelo Internet Explorer. Mas o Netscape tornou a web uma realidade para milhões de pessoas e sua influência é incalculável. Cada vez que você acessa uma página na internet está vendo um legado do Netscape em ação.
3. Windows 95 (1995)
Este foi o sistema operacional da Microsoft MSFT +0.97% que consolidou a interface gráfica do usuário e o mouse como a forma de operar um computador. Enquanto o Macintosh da Apple estava usando o sistema por dez anos e versões mais cruas do Windows seguiram o mesmo passo, o Windows 95 era muito mais refinado e alcançou um público muito mais amplo que o Mac.
Associated Press
4. Palm Pilot (1997)
Primeiro assistente pessoal digital de sucesso, o Pilot também foi o primeiro computador portátil a ser amplamente adotado. Isso deu origem a um dos primeiros smartphones, o Treo, e atraiu uma biblioteca de aplicativos desenvolvidos por outros, um prenúncio das gigantescas lojas de apps existentes hoje.
SSPL via Getty Images
5. Motor de buscas Google (1998)GOOG +0.51%
No primeiro minuto em que usei o Google, ficou óbvio que era muito mais rápido e preciso que os outros motores de busca. É impossível exagerar a sua importância, mesmo hoje. De várias formas, a pesquisa do Google impulsionou toda a internet.
6. iPod (2001)
O iPod da Apple foi o primeiro reprodutor de mídia digital a realmente conquistar o mercado de massas, capaz de reunir 1.000 canções em um aparelho do tamanho de um maço de baralho. Ele levantou a fabricante de computadores que enfrentava dificuldades e abriu espaço para a criação da loja virtual de grande sucesso iTunes e toda uma linha de dispositivos móveis populares.
7. Facebook (2004) FB -0.40%
Assim como Netscape abriu a web para o público mais amplo, o Facebook tornou a internet num meio de socialização. Havia algumas redes sociais anteriores. Mas o Facebook se tornou a rede social preferida, um lugar onde você pode compartilhar tudo, de uma foto de um pôr-do-sol à notícia de um nascimento ou morte com alguns amigos ou com centenas de milhares de pessoas. Hoje, mais de um bilhão de pessoas usa o Facebook e ele mudou todo o conceito do que é a internet.
8. Twitter (2006) TWTR +4.79%
Muitas vezes visto como principal concorrente do Facebook, o Twitter é, na verdade, algo diferente, uma espécie de sistema global de mensagens instantâneas. É usado a cada segundo para alertar um público enorme sobre tudo, desde revoluções a conteúdo interessantes na web, ou apenas para oferecer opiniões sobre praticamente qualquer assunto, contanto que elas se encaixem em 140 caracteres. Da mesma forma que o Facebook, ele mudou a forma como as pessoas vivem digitalmente.
AFP/Getty Images
9. iPhone (2007)
A Apple eletrificou o mundo da tecnologia com este aparelho — o primeiro smartphone verdadeiramente inteligente. Ele é um iPod, um dispositivo de internet e um telefone combinados em um aparelho pequeno. Sua interface de toque revolucionária está gradualmente substituindo a antiga interface do usuário gráfica dos PCs em muitos dispositivos. Um ano após ser lançado, o iPhone foi acompanhado pela loja virtual App Store, o que permitiu que desenvolvedores externos vendessem programas, ou aplicativos, para o smartphone. Hoje, há cerca de um milhão de apps à venda. O iPhone atraiu muitos concorrentes que coletivamente mudaram a Internet de um sistema centrado em PCs para um sistema voltado a dispositivos móveis.
10. Android (2008)
O Google rapidamente saltou para o universo móvel que o iPhone criou com este sistema operacional que se espalhou a centenas de dispositivos usando o mesmo tipo de interface de toque. O Android é agora a plataforma de smartphones dominante, com uma enorme variedade de aplicativos dedicada a ela.
Enquanto os iPhones se mantiveram relativamente caros, o Android roda em telefones com preços bem mais acessíveis.
11. MacBook Air (2008)
Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, apresentou esse laptop icônico, fino e leve, tirando-o de um envelope pardo. Ele foi um dos primeiros computadores a abandonar o disco rígido, adotando o armazenamento de estado sólido que hoje pode ser visto em todos os lugares — nos computadores do escritório, nas universidades e em cafés. Ele inspirou uma série de laptops leves que rodam com Windows chamado Ultrabooks. Eu o considero o melhor laptop já produzido.
12. iPad (2010)
Com esse tablet de 10 polegadas, a Apple finalmente conquistou a então morosa categoria de tablets. Junto com outros tablets, ele está gradualmente substituindo os laptops para muitos usos e é popular com todos, de crianças a presidentes de empresas. Desenvolvedores criaram cerca de 500.000 aplicativos para o iPad, muito mais do que para qualquer outro tablet.
***
Ao me despedir desta coluna, quero agradecer ao The Wall Street Journal por me dar a liberdade de escrever essas resenhas todos esses anos. E particularmente tenho que agradecer imensamente aos leitores que acompanharam meu trabalho. Eu não estou me aposentando — vou continuar escrevendo sobre tecnologia em um novo site on-line. E o WSJ continuará oferecendo resenhas de tecnologia, escritas por sucessores talentosos, que continuarão a oferecer orientações aos leitores à medida que a tecnologia para o consumidor evolui.

Nenhum comentário: