O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Russia produz petroleo, exporta petroleo, e ainda vai importar petroleo do Iran: amigos...

article image
Putin e o atual presidente iraniano Hassan Rouhani durante um encontro no Kremlin, em fevereiro de 2005. Países mantém até hoje uma forte aliança (Reprodução/Reuters)
ACORDO NUCLEAR SOB AMEAÇA

Rússia desafia Ocidente e negocia importação de petróleo iraniano

Governo de Vladimir Putin pode se tornar, em breve, o maior importador de petróleo iraniano do mundo, elevando em 50% as exportações iranianas; negócio ameaça acordo sobre programa nuclear do Irã

fonte | A A A
Irã e Rússia estão negociando um acordo através do qual o governo russo importará uma grande quantidade de petróleo iraniano em troca de equipamentos e bens de consumo no valor de US$ 1,5 bilhão por mês. O acordo elevaria em 50%  as exportações de petróleo iraniano e transformaria a Rússia no seu  maior comprador, superando a China, que ficaria em segundo lugar. A negociação contraria sanções impostas ao Irã por países do Ocidente e ameaça minar os esforços ocidentais para pressionar Teerã a desistir de seu programa nuclear.
Fontes russas e iranianas familiarizadas com as negociações afirmaram que os detalhes finais ainda estão em discussão, mas que a ideia é que Moscou passe a comprar até 500 mil barris por dia de petróleo iraniano em troca de “equipamentos e bens” russos não especificados.“Estamos avançando rápido com fortes chances de sucesso”, disse uma fonte russa à Reuters. “Estamos discutindo os detalhes e a data da assinatura”.
“Nosso desejo é assinar o acordo o mais rápido possível”, acrescentou uma autoridade iraniana , que não quis se identificar.
Alívio econômico em momento inoportuno
Não está claro como Moscou pretende justificar às potências ocidentais um acordo que ameaça minar as negociações nucleares com o Irã, aliviando a pressão econômica sobre o país.
A Rússia é um dos países envolvidos nas negociações nucleares, mas assim como a China — e ao contrário dos Estados Unidos e da União Europeia –, não aceitou impôr sanções ao Irã.
Nos últimos 18 meses, sanções americanas e europeias reduziram as exportações de petróleo iraniano a mais da metade, para cerca de um milhão de barris por dia. O acordo russo promete elevar as exportações russas em 50% e proporcionar um grande impulso para a abatida economia iraniana.

Nenhum comentário: