O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 25 de janeiro de 2014

Academia.edu: um bom instrumento para apresentar e intercambiar trabalhos academicos

Não sei bem como cheguei, ou como fui apresentado a este belo instrumento de divulgação e de disseminação e intercâmbio de material acadêmico (e algumas otras cositas más):

Academia.edu = www.academia.edu/

Deve ter sido um colega de academia, obviamente, embora eu me recorde, anteriormente, de me ter associado ao ResearchGate, outra plataforma de formatação e objetivos algo similares:

ResearchGate = www.researchgate.net/

Em todo caso, deixei um pouco de lado este último, ao qual devo retornar dentro em breve (embora não não pretenda ficar duplicando materiais e dobrando meu tempo de uploads) e me concentrei no Academia.edu.

Não foi exatamente por algum motivo exibicionista, mas prático. Meu site pessoal está sobrecarregado, e eu precisaria fazer uma reforma completa na organização, visualização, apresentação, ordenamento e arquitetura visual desse site (www.pralmeida.org), mas tarefas para as quais eu me confesso um total incapaz.
Até cheguei a comprar um Website for Dummies, e devo também ter adquirido algum Idiot's Guide para a mesma coisa, mas não devo ter passado das primeiras páginas. Além de ser refratário a ler manuais, não disponho de tempo livre para simplesmente parar tudo o que estou fazendo para fazer coisas mecânicas e enfadonhas.

Acabei adotando o Academia.edu um pouco como plataforma de "socorro", para guardar textos e poder encontrá-los mais ou menos facilmente, e também para poder dirigir os curiosos, navegantes e pesquisadores a um link mais ou menos seguro, estável e fiável, já que meu site apresenta inúmero problemas de linkagem, além das pragas mais habituais de desformatação, caminhos tortuosos, etc.
Enfim, isso para dizer que essa ferramenta me parece útil e "usável", embora ela tenha duplicado minhas contas, com essa coisa de solicitar apenas nome e sobrenome, e de colocar vínculos com FB e Google (e como eu sou um trapalhão acabo metendo os pés pelas mãos na combinação de todas essas plataformas e ferramentas).
Os interessados em ver o que já coloquei no site, podem acessar minha conta diretamente aqui:

https://uniceub.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

Alguns exemplos de textos disponíveis, a partir da seção Analytics desse instrumento:

DOCUMENTS

Title30 day viewsAll time viewsLast viewed
2546) Géoéconomie du Brésil : un géant empêtré? (2014)77
19) Integração Regional: uma introdução (2013)77
001) O Paradigma Perdido: a Revolução Burguesa de Florestan Fernandes (1987)77
14) O Estudo das Relações Internacionais do Brasil (2006)77
20) O Príncipe, revisitado: Maquiavel para os contemporâneos (2013; Kindle edition)66
01) O Mercosul no contexto regional e internacional (1993)66
Complete list of PRA's Chapters in Collective Books44
2510) Democracy Deficit in Emerging Countries: Undemocratic trends in Latin America and the role of Brazil44
427) O Fim de Bretton-Woods?: a longa marcha da Organização Mundial do Comércio (1994)44
210) Relações Internacionais do Brasil: introdução metodológica a um estudo global (1991)44
18) Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização (2012)44
223) A Diplomacia do Liberalismo Econômico: As relações econômicas internacionais do Brasil durante a Presidência Dutra (1992)33
10) Relações Brasil-Estados Unidos: assimetrias e convergências (2012; digital)33
17) Globalizando: ensaios sobre a globalização e a antiglobalização (2011)33
097) O desenvolvimento do Mercosul: progressos e limitações (2013)22
086) O Bric e a substituição de hegemonias: um exercício analítico (perspectiva histórico-diplomática sobre a emergência de um novo cenário global)” (2010)22
068) The Old Nuclear Question and some new players (2008)22
045) Finanças internacionais do Brasil: uma perspectiva de meio século (1954-2004) (2005)22
Books by P.R. Almeida: a complete list of individual books22
102) Oswaldo Aranha: na continuidade do estadismo de Rio Branco (2013)22
2522) Padrões e tendências das relações internacionais do Brasil em perspectiva histórica: uma síntese tentativa

Divirtam-se...
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: