O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Eleicoes 2014: candidato descobre o Brasil como pais caro demais, e que nao tem concorrencia...

Campos critica ideia de liberar aéreas internacionais no país
Por Raphael Di Cunto
Valor Econômico, 8/01/2013

BRASÍLIA  -  Pré-candidato à Presidência, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), criticou a proposta da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, de liberar o mercado de voos domésticos para companhias aéreas internacionais com o objetivo de baratear as passagens durante a Copa do Mundo.

“Esta ideia não apenas passa por cima do Código Brasileiro de Aeronáutica, como também já foi descartada pela própria Associação Internacional de Empresas Aéreas, que indicou que o prazo até o início da Copa é curto demais para que uma empresa estrangeira monte uma logística adequada”, afirmou em seu perfil oficial do Facebook.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada no dia 5 de janeiro, Gleisi ameaçou abrir o mercado doméstico caso as empresas nacionais de aviação não reduzam as passagens. A mudança, ainda em estudo, seria feita por medida provisória.


Na rede social, Campos escreveu que o governo federal não tem planejamento e que descobriu “esses dias” que as passagens aéreas no Brasil são caras e que vão ficar “absurdamente mais caras” durante a Copa do Mundo. “As passagens aéreas JÁ SÃO muito caras no Brasil porque nossos aeroportos chegaram no limiar do estrangulamento; porque não temos política de incentivo à aviação regional e porque a concorrência no setor é extremamente precária.”

=========

Parece que certas pessoas estão acordando para o que é óbvio para a maioria dos brasileiros, e dos estrangeiros que viajam ao Brasil: nosso país se tornou caro demais.
Pois bem: quais são as soluções?
Abrir agora ou deixar para depois?
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: