O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Facebook vs Princeton: 0 x 0, por enquanto...

Ridicula toda essa história, mas serve para lembrar que algumas pesquisas "acadêmicas" são totalmente inconsistentes em sua metodologia
Paulo Roberto de Almeida 

Redes sociais

Facebook ridiculariza tese que prevê fuga de usuários

Estudo da Universidade de Princeton afirma que rede social perderá 80% do público até 2017. Para analistas da empresa, prognóstico é "sem sentido"

Homens em frente a um logo do Facebook
Homens em frente a um logo do Facebook (Dado Ruvic/Reuters)
O Facebook decidiu fazer piada nesta quinta-feira com um recente estudo da Universidade de Princeton que prevê um futuro negro para a rede social nos próximos quatro anos e respondeu com um relatório improvisado que concluiu na mesma moeda. Segundo a brincadeira da rede social, o prestigiado centro universitário ficará sem estudantes em 2021.
Elaborada por dois estudantes de doutorado e divulgada nesta quarta-feira, a tese de Princeton afirma que o Facebook perderá 80% de seus usuários até 2017 e chamou a atenção na internet. O estudo surpreendeu a empresa, que qualificou o trabalho como "sem sentido".
Nesta quinta, os especialistas em análise de dados do Facebook ridicularizaram a previsão: "intrigados com o prognóstico" sobre sua companhia feito pelos doutorandos, eles elaboraram um relatório sobre a universidade utilizando "a mesma metodologia" dos pesquisadores em seu "modelo epidemiológico modificado para descrever as dinâmicas da atividade do usuário de redes sociais online".
Doenças – O texto dos estudiossos de Princeton estabelece uma analogia entre a curva de adoção, ascensão e queda das redes sociais com as doenças infecciosas, e baseia seus prognósticos em tendências extraídas de "dados públicos de buscas realizadas no Google".
"Extrapolando o modelo que melhor se encaixa com o futuro, sugere-se que o Facebook atravessará um rápido declínio nos próximos anos e perderá um 80% de seu pico de usuários entre 2015 e 2017", conlcluem os pesquisadores John Cannarella e Joshua A. Spechler, do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da instituição.
Em sua resposta à universidade, a rede social afirmou que Princeton tem menos cliques no botão "curtir" do Facebook do que Harvard e Yale. Também afirmou que diminuiu a quantidade de suas publicações desde o ano 2000 e constatou que o número de buscas sobre Princeton no Google Scholar, que reúne artigos acadêmicos, também caiu.
Usando "o mesmo princípio" do relatório de Princeton, brincam os analistas do Facebook, a rede estabeleceu uma correlação entre as inscrições de estudantes em uma instituição e a quantidade de buscas sobre ela no Google. "Esta tendência sugere que Princeton terá só a metade de suas matrículas atuais em 2018 e, em 2021, não terá alunos", afirmao "relatório" do Facebook.
Ar – Mas a piada foi além. "Enquanto estamos preocupados com a Universidade de Princeton, nós estamos ainda mais preocupados com o destino do planeta. As pesquisas no Google do termo 'ar' também caíram de forma contínua e nossas projeções mostram que para o ano de 2060 não haverá mais ar", provoca o "estudo" do Facebook.
Segundo os autores da brincadeira, eles quiseram "lembrar, de forma divertida, que nem todas as pesquisas são iguais e que alguns métodos de análise levam a conclusões muito equivocadas". Só o futuro dirá quem está certo.  

Momentos decisivos da história do Facebook

1 de 18

A origem: comparar garotas da universidade (2003)


Em outubro de 2003, quatro estudantes (Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin) da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desenvolvem uma rede dedicada à quase pueril tarefa de comparar garotas da faculdade, escolhendo as mais atraentes. O Facemash é um sucesso: em quatro horas, atrai 450 visitas e exibe fotos das estudantes 22.000 vezes. A empreitada incentiva Zuckerberg a criar o Thefacebook.com.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: