O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 4 de janeiro de 2014

O Brasil pelo metodo confuso: Mendes Fradique, um escritor de atualidade - Paulo Roberto de Almeida

O Brasil pelo método confuso

Paulo Roberto de Almeida 

A História do Brasil pelo Método Confuso foi escrita por Mendes Fradique (na verdade o médico capixaba José Madeira de Freitas) entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início dos anos 1920, tendo saído primeiro em caráter esparso na imprensa carioca, antes de virar livro. Foi um imediato sucesso, mas mergulhou em seguida num injusto anonimato até ser resgatado por uma edição bem cuidada a cargo da historiadora Isabel Lustosa (Companhia das Letras, 2004).
Nesse livro, Mendes Fradique recolhe os mais diversos elementos do non sense e da paródia para compor um volume que deveria, atualmente, ser adotado como leitura obrigatória pelos nossos dirigentes políticos e líderes de partidos, levados que são estes personagens da vida pública a se tomarem muito a sérios no desempenho das funções de comando do país. Trata-se, como o próprio título indica, de uma reconstituição da história pátria com grandes doses de humor e uma inspiração elevada: ridicularizar atos, fatos, atores e personagens imaginários e da literatura, tudo confundido numa grande salada político-humorística. Em suma, trata-se de uma grande leitura para os dias que correm, haja visto, por exemplo, o espetáculo das alianças políticas que se desenham nas próximas eleições, juntando gregos e goianos numa Babel de siglas partidárias.
Apenas um exemplo da imaginação geográfica do nosso médico escritor: o Brasil, segundo Mendes Fradique seria um dos países mais originais do globo. Do ponto de vista astronômico, ele está situado no mundo da lua, tendo como limites geográficos: “ao sul, o Borges de Medeiros; a leste, o cabo submarino; a oeste, o Acre. Não tem Norte”. Será que ele continua sem norte? Como superfície, “foi sempre um país muito superficial”. “O ponto culminante do Brasil é o Sr. Rui Barbosa”. Quanto à economia, uma característica da época não parece ter mudado muito ainda hoje: “O comércio mais ativo era o de princípios, de opiniões, de votos, de caráter e até o de alma”.
De fato, a julgar pelo comércio de apoios recíprocos que fazem hoje em dia os políticos e os partidos, tudo leva a crer que o mesmo comércio de votos e de opiniões que existia nos tempos da Velha República continua a marcar a vida política brasileira. Mendes Fradique dizia que “toda a gente era negociante” e que “até a própria Justiça tinha uma venda”. Os habitantes da terra tinham o seu próprio decálogo, que comportava regras tão edificantes quanto estas: o bocado não é para quem o faz, é para quem o come; ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão; em terra de cego, quem tem um olho é rei; venha a nós: tudo, ao vosso reino: nada; o futuro a Deus pertence; água passada não move moinho, e algumas outras desse gênero. Melhor que isso, só a Constituição do país, que tinha uma grande lei: a do menor esforço. Quanto ao Conselheiro Acácio, ele cunhou uma frase que bem parecia refletir a alma nacional (aliás até hoje): “Todo cidadão tem o direito de cometer um ou dois desatinos antes de criar vergonha”.
Incrível atualidade a de Mendes Fradique. Ele lamentava as derrotas de Rui Barbosa em todos os pleitos de que tinha participado o grande jurista e internacionalista, achando, provavelmente, com o Conselheiro Acácio, que “cada povo tem o governo que merece”. Mas, o senso da maioria traduz, talvez, um bom senso: “Presidente da República, Rui Barbosa seria um mau chefe de Estado: não se monta uma locomotiva para puxar um carrinho de mão”. Avançamos em matéria de artes e técnicas, mas em matéria de tecnologia política estamos aparentemente estacionados nos mesmos costumes que fizeram os jovens tenentes se levantarem contra o presidente Artur Bernardes: a corrupção política e os conchavos partidários, por cima dos interesses na Nação.
O mais incrível e surpreendente é que o partido que mais prometeu, durante anos, reformar costumes políticos pornográficos como a compra de votos, de almas e de consciências, atira-se sem nenhuma vergonha às mesmas práticas vilipendiadas e condenadas quando era oposição. Deve ser algum mal atávico desta terra, o que nos remete, uma vez mais, a um dos argumentos preferidos de Mendes Fradique: “não devemos deturpar amanhã o que podemos deturpar hoje”. As mesmas pessoas que consideravam ser o congresso formado por dois terços de “picaretas”, refestelam-se hoje em banquetes e conchavos com esses picaretas, elogiando-lhes as qualidades e traçando planos conjuntos para a continuidade dos velhos hábitos.

A versão sarcástica e caótica da história do Brasil de Mendes Fradique não está muito distante da versão real e alegadamente séria dessa mesma história. Ela talvez até lhe fique atrás, em imaginação e colorido. Alguns personagens parecem diretamente saídos das páginas deste livro dos anos 1920: o mesmo oportunismo político, as mesmas frases ocas, as mesmas promessas vazias, o mesmo surrealismo nas palavras e nos atos, enfim, a vida imitando a ficção. Seria este o país Lavoisier?

Nenhum comentário: