O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Carreira Diplomatica: uma postagem de sucesso, com 160 comentários; UAU!

Parece que vivemos perdidos num oceano de blogs concorrentes e, de vez em quando, somos relembrados das coisas simples da vida: o que fazer da vida, justamente, estudar ou não, para entrar na carreira diplomática, mesmo quando a vida já avançou um pouco (pois é, junto com os impostos, os anos são impiedosos...).
Isso a propósito de mais uma consulta que me chegou hoje numa das postagens possivelmente de maior "sucesso" deste blog, esta aqui:

quinta-feira, 21 de maio de 2009

1112) Carreira Diplomatica: respondendo a um questionario

- See more at: http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/05/1112-carreira-diplomatica-respondendo.html#sthash.oAJZ82Ls.dpuf
http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/05/1112-carreira-diplomatica-respondendo.html

Fui tentar responder, e tive de deslizar o marcador da direita durante vários minutos para chegar ao final, até descobrir que o post recebeu 160 comentários (um pouco menos da metade, os meus, em resposta às perguntas curiosas, bizarras, repetidas, impertinentes, inteligentes, engraçadas, apoiadoras, simplesmente ingênuas, dos muitos comentaristas que se apresentaram).
Bem, quem tiver paciência e curiosidade pode descer até o final.
Sempre se pode aprender alguma coisa com as experiências dos outros, mesmo as minhas, não exatamente típicas ou exemplares...

Gostaria apenas de relembrar aos curiosos que eu NÃO me dedico a cursos preparatórios, não tenho a pretensão de deter alguma competência nessa área, e que poucos dos meus livros são voltados para isso, pois estão concentrados numa discussão de questões relevantes da política internacional, das relações econômicas internacionais em especial, e um pouco à política externa do Brasil. Simplesmente não pretendo refletir a política externa oficial, sequer a oficiosa, como existe de vez em quando...
Mas, eles podem servir para uma discussão (inteligente, suponho) de todas essas questões.
Meu site tem uma seção de dicas (não atualizadas) sobre a carreira diplomático e o concurso do Itamaraty, mas confesso que não sou a melhor fonte de informação nesse terreno.
Este meu blog é apenas um divertimento pessoal, com motivação para o registro de informações e análises, nada mais do que isso...
Em todo caso, boa sorte nos estudos, a todos.

Paulo Roberto de Almeida
Hartford, 2 de Fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: