O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Deja vu all over again, ou patetico passadismo?: a Internacional e a Comissao da (In)Verdade

Como diria um líder do partido totalitário, existe o neopassadismo e o novovelhismo, e eles estão perfeitamente representados neste brilhante coral e entre os membros de tão ridícula comissão.
Seria patético, se não fosse justamente ridículo.
Como diria Millor Fernandes, o Brasil é aquele país onde as velhas e anacrônicas ideias veem morar, depois que elas já passaram de moda em outros países...
Paulo Roberto de Almeida

Coral canta 'Internacional Socialista' em ato da Comissão da Verdade do Rio

PUBLICIDADE
Antigo hino das esquerdas, a "Internacional" voltou a ser cantada em ato da Comissão Estadual da Verdade do Rio, nesta terça-feira (11). A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, participava da cerimônia.
A canção é cantada por militantes socialistas e comunistas desde o século 19. Também chegou a ser adotada como hino da extinta União Soviética até 1944.
A música foi entoada por jovens do coro Nheengarecoporanga, de Petrópolis (RJ), que cantaram a parte final com os punhos cerrados. O gesto foi repetido por militantes na plateia. No fim, o maestro Carlos Fecher puxou uma saudação com gritos de "Pátria livre!" e "Venceremos!".
A Comissão da Verdade do Rio apura atos cometidos por agentes da ditadura militar (1964-1985) contra militantes de esquerda no Estado.
Na semana passada, o órgão divulgou depoimento do coronel reformado Raymundo Ronaldo Campos, que admitiu ter participado de uma farsa para encobrir o assassinato do ex-deputado Rubens Paiva pela repressão, em 1971.

Nenhum comentário: