O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Escravos modernos, uma ditadura ordinaria: Cuba e seus 'medicos'... - Polibio Braga

Da coluna diária do jornalista Políbio Braga, 7/02/2014:

Exclusivo - Eis as ditatoriais Diretrizes para os trabalhadores do "Mais Médicos"

O editor colocou a mão em uma das vias do documento que o governo de Cuba entregou para cada um dos 3 mil médicos que vieram para o Brasil no âmbito do programa "Mais Médicos". As questões de salários não são tratadas nas Diretrizes. 

. Da mesma forma que o contrato revelado pela médica Ramona, este documento contém Diretrizes para Missões no Exterior.

. São 12 alentadas páginas. Nelas, é possível perceber o caráter autoritário imposto a cada trabalhador, que sequer pode "estabelecer relações amorosas com nativos se este não estiver de acordo com o pensamento revolucionário", conforme item b do Capítulo III, que trata dos "deveres dos trabalhadores". Pior ainda: a relação amorosa não pode ser "desmedida", seja lá o que isto possa significar.

. É proibido consumir bebidas alcoólicas em qualquer lugar público, o que inclui bares e boates.

. Tomar dinheiro emprestado é considerado crime de lesa majestade (item o do capítulo III)

. As Diretrizes também dizem muito sobre o sistrema de terror com que os médicos são tratados, submetidos a estreita vigilância. A infração de qualquer mandamento significa afastamento da missão e imediato retorno a Cuba e expurgo de missões futuras pelo prazo de 10 anos.

. São disposições do tipo nazi-fascista, típicas dos regimes ditatoriais que impuseram o terror na Europa durante a II Guerra Mundial.

. No item i,fica clara a vigilância sobre os trabalhadores:

- Para saídas depois das 6 da tarde, o médico terá que solicitar permissão ao seu chefe imnediato, informando onde irá, se irá com companheiros cubanos ou nativos, além do lugar a visitar.

. Nos itens seguintes, k e m, é explícita a proibição para deslocamentos para fora da cidade, Estado e País.

. A participação em atos públicos considerados "inconvenientes" é proibida.

. O Capítulo IV das Diretrizes trata dos direitos dos trabalhadores, o que inclui férias de 30 dias, mas "somente em Cuba".

CLIQUE AQUI para examinar o fac simile das Diretrizes.
CLIQUE AQUI para ver este video com depoimento de um médico cubano

Um comentário:

Eduardo R., Rio disse...

Caso de polícia!
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1412408-ausencia-de-profissionais-do-mais-medicos-devera-ser-informada-a-policia.shtml