O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Problemas de consciencia: ainda bem que nao os tenho...

Não sei pelos outros, mas eu teria enormes problemas de consciência, e até de impedimento moral e prático, se tivesse de, por um motivo qualquer, digamos acadêmico ou profissional, defender ou sequer silenciar e permanecer passivo, ante tantos gestos de infâmia e de ataques repetidos aos direitos humanos e à democracia, como esses cometidos contra civis inocentes, por ditaduras ordinárias, como várias que existem por aí.
Já é difícil silenciar, imaginem então ser conivente, complacente, concordante, ou simplesmente compreensivo ante o espetáculo de mortos inocentes.
Como os que acontecem na Síria, por exemplo, ou até em lugares mais pertos.
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Pedro Magalhães Batista disse...

Professor,
Tenho acompanhado seus artigos no IMIL e no Instituto Ordem Livre. Estão incríveis! Parabéns.

Te envio link de reportagem com o professor Diogo Costa que te cita em uma de suas respostas. Ótima entrevista, por sinal: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/2014/02/08/pessimismo-ou-realismo/?fb_action_ids=10153800022655524&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B413356868799988%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

Espero que esteja tudo bem nos Estados Unidos. Quero sempre te agradecer pela carta de recomendação na época de meu mestrado na Universidade de Heidelberg. Hoje confirmei minha participação no curso de Direito Internacional Público na Academia de Direito Internacional de Haia. E estou esperando pela resposta do Doutorado em Direito e Economia Monetária e Financeira na Universidade de Frankfurt. Espero que dê tudo certo.

Você já tem alguma data para o retorno ao Brasil? Espero que não seja ainda esse ano, as coisas não estão fáceis por Brasília pela soma dos erros do governo federal com o governo distrital.

Sentimos falta das discussões e debates em seu grupo de pesquisa.
Um grande abraço,