O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Venezuela: partidos brasileiros, e a CREDN, a favor do governo e da ordem chavista...

Seria possível esperar outra coisa? Dificilmente...

Paulo Roberto de Almeida 

CRE une-se a Mercosul e Unasul em defesa da 'ordem democrática' na Venezuela 



Marcos Magalhães
Senado Federal


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (20), voto de solidariedade ao Mercosul, ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) e à União dos Países da América do Sul (Unasul), por seus recentes pronunciamentos “em defesa da ordem democrática na República Bolivariana da Venezuela”. O requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Em nota emitida no último dia 16, os países que integram o Mercosul “repudiam todo o tipo de violência e intolerância que busquem atentar contra a democracia e suas instituições, qualquer que seja sua origem”. Além disso, rejeitam as “ações criminosas de grupos violentos que querem espalhar a intolerância e o ódio como uma ferramenta política”. Por sua vez, os países que compõem a Unasul rejeitaram a “tentativa de desestabilizar a ordem democrática constituída legitimamente pelo voto popular” na Venezuela.
Ao apresentar o requerimento, Suplicy observou que os documentos “estão no tom adequado e são necessários para coibir e desestimular a violência política em curso, destinada a reverter as legítimas manifestações das urnas e a desestabilizar a ordem democrática venezuelana”.
“O Senado do Brasil tem também de pronunciar-se nesta hora difícil para a ordem democrática regional. A manutenção da ordem democrática na irmã Venezuela é do interesse do Brasil, que se beneficia muito dos processos de integração regional e da estabilidade democrática em nossos vizinhos. Assim, precisamos condenar, com a veemência necessária, quaisquer tentativas de substituir a legitimidade das urnas pela violência antidemocrática”, sustenta o senador em seu requerimento de voto de solidariedade.
Ao apoiar o requerimento, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) – que também firmou o documento, juntamente com a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) – disse que está ocorrendo na Venezuela um conflito dentro da própria oposição. Ele observou que o governador Henrique Capriles tem se manifestado contra as manifestações em curso na Venezuela, “contando com a possibilidade de seu grupo se eleger nas próximas eleições”. Por sua vez, comparou, o líder das atuais manifestações, Leopoldo López, teria optado por uma linha de oposição mais radical, que o senador classificou de “Fora Maduro”.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a reunião da comissão, manifestou sua preocupação, como jornalista, com as ameaças à liberdade de imprensa na Venezuela.
- A democracia não é completa sem assegurar liberdade de expressão – disse ela.

Nenhum comentário: