O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 24 de maio de 2014

Ah, essa Plutocracia americana! A alianca entre o poder e o dinheiro num livro sobre a criacao do Federal Reserve (1913)

Livro percorre alianças entre bancos e o governo dos EUA
ELEONORA DE LUCENA
DE SÃO PAULO
24/05/2014  

Na ilha de Jekyll, no litoral da Geórgia, costa leste dos EUA, surgiu o conceito de condomínio de milionários. Lá, no início do século 20, banqueiros, políticos e industriais passavam férias exclusivas numa paisagem onde predominavam carvalhos, pântanos, dunas e ventania.
Em 1910, o lugar foi cenário de uma reunião secreta. Por dez dias, um seleto grupo de banqueiros e altos funcionários do governo norte-americano discutiram as bases da criação do banco central dos EUA, o Fed.
Os Estados Unidos se recuperavam do pânico de 1907 e constatavam que precisavam de solidez no sistema bancário, cada vez mais amplo. Os barões industriais e seus filhos estavam se transformando em financistas e queriam uma fórmula para enfrentar emergências e catapultar sua influência pelo mundo.
A criação do Fed, em 1913, significou a aliança entre os poderes da presidência da República e dos banqueiros. Apesar da retórica da independência técnica, o banco central serve primeiro aos banqueiros, mantendo o fluxo de dinheiro e atuando como emprestador de última instância.
A visão é da jornalista norte-americana NomiPrins no recém lançado "All the Presidents'Bankers - The Hidden Alliances that Drive American Power" [todos os banqueiros dos presidentes, as alianças ocultas que movem o poder americano]. "A matemática das operações do Fed foi concebida para servir principalmente os grandes bancos", escreve.
Num trabalho minucioso, ela recupera cartas, jantares, telefonemas, documentos que contam a história dessa relação solidificada a partir dojantar de peru recheado com ostras na ilha de Jekyll há mais de cem anos.
GUERRAS E CRISES
Já na Primeira Guerra Mundial, onde foi importante a atuação do banco Morgan, o livro mostra como se confundiram os interesses de bancos e governo. Papéis para levantar fundos para guerra foram lançados amplamente.
Pequenos agricultores, trabalhadores urbanos e empresários se transformaram em investidores, num movimento que, depois, desaguaria na crise de 1929. Dinheiro barato do Fed para os bancos pavimentou a explosão especulativa daqueles anos.
Na recessão dos anos 1930, bancos foram criticados por segurar empréstimos para mover a economia. Mais do que isso: investigações comprovaram práticas fraudulentas e manipulações que levaram o país ao desastre.
Com Franklin Delano Roosevelt, os banqueiros viveram tempos tensos, com a aprovação de legislação restritiva. A lei Glass-Steagall, de 1933, forçou a separação entre bancos comerciais e de investimentos (ela só seria derrubada por Bill Clinton em 1999). Rooselvet, amigo e vizinho de MorgansRockefellers eVanderbilts, chegou a ser classificado por eles como um traidor de sua classe.
A Segunda Guerra Mundial turbinou o desempenho dos EUA e estreitou as relações entre as finanças e governo para acelerar a economia. Foi quando os bancos norte-americanos dispararam sua internacionalização, consolidando a dominação do dólar.
MAIS PODEROSOS
A partir do governo Reagan, começa a desregulamentação, beneficiando os grandes bancos, que passam a concentrar mais poder. No final dos anos 1990, milionárias contribuições a partidos políticos ocorreram na derrubada da legislação que restringia ações nasfinanças –abrindo a porta para a crise que estourou em 2008.
Detalhista até a gestão Carter, o livro fica mais rarefeito quando entra nos anos 1980. Segundo a jornalista, existe dificuldade em obter informações de bastidores a partir desseperíodo –não há gravações da Casa Branca desde Nixon, e banqueiros não costumam escrever cartas e telegramas como antes.
Já tendo atuado em instituições de Wall Street,Prins é pessimista. Enxerga bancos mais poderosos, interconectados e com menos preocupação com o público. Para ela, Obama não tem poder para forçar reconstrução nas finanças, que hoje ocupam uma posição de maior influência do que antes do crash de 1929.
"All the Presidents' Bankers - the Hidden Alliances that Drive American Power"
AUTORA Nomi Prins
EDITORA Nation Books
QUANTO A partir de US$ 15 (R$ 33,45; 544págs.)
CLASSIFICAÇÃO Bom 

Nenhum comentário: