O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014: a derrota do Brasil segundo a Causa Operaria (voces nao vao acreditar...)

Faz tempo, muito tempo que eu não lia algo do gênero. Esse tipo de "argumento" era muito usado no auge do stalinismo declinante, aí pelo começo dos anos 1950 (quando eu ainda estava de chupeta, mas li depois), e essas fórmulas eram envelopadas num estilo materialismo-dialético-do-grande-camarada-Stalin, seguido fielmente pelos "sábios" da Academia de Ciências da União Soviética, sem falar no Instituto Histórico que seguia a linha do Comitê Central do PCUS.
Quando Carmen Lícia me leu as primeiras linhas, eu pensei que fosse pura gozação, uma brincadeira de algum representante do Partido da Vanguarda Revolucionária, ou talvez até uma matéria do Piauí Herald.
Não quis acreditar que fosse verdade, até que eu fui verificar pessoalmente, neste link:

http://www.pco.org.br/nacional/eles-conseguiram-e-agora/aspa,a.html

E o que achei, exatamente?
Isto:







08 de julho de 2014 07:02 PM
 Brasil e Alemanha
"Eles" conseguiram... e agora?

A derrota esmagadora da seleção brasileira aconteceu muito tempo antes deste fatídico 8 de julho no Mineirão.
Foi preparado pela direita nacional organizada pelo imperialismo, pelos monopólios capitalistas do esporte, pela imprensa “nacional”(vendida para o capital estrangeiro) e, inclusive pela esquerda pequeno-burguesa que trabalha a serviço da direita como o Psol, o PSTU e outros grupos menores do mesmo quilate.
Acuaram os brasileiros para não torcer pelo Brasil, buscaram de todos os meios desestabilizar o time brasileiro
A seleção foi derrotada pela política, mais precisamente pela pressão política.
Os jogadores brasileiros, todos muito jovens, provavelmente a seleção mais jovem que o Brasil já teve fez o que pode, não pode ser culpada de nada. Foi perseguida pela imprensa, caçada em campo, teve que lutar contra os juízes e todas as tramoias obscuras e não conseguiu. Tiraram da Copa o seu melhor jogador com o apoio cínico da imprensa. Desarticularam o time e a seleção verdeamarela lutou como pode até o gol de honra contra a Alemanha no final do jogo. São o retrato do povo brasileiro e da classe trabalhadora da qual vieram: são grandes jogadores, lutaram muito contra tudo e contra todos e foram esmagados e humilhados.
O povo brasileiro que torceu pela seleção brasileira com todo o coração está sofrendo desta mesma humilhação.
Há os chacais, como a direita, que quer agora tirar proveito desta humilhação e desmoralização. Há os pequeno-burgueses de esquerda e de direita que vão festejar a tristeza do povo e a sua humilhação. É o seu ofício, por isso, merecem o justo desprezo do povo. O ódio é reservado à burguesia.
As apostas foram feitas. O jogo bruto de sempre, dentro e fora do campo, atropelou o Brasil, seu futebol e seu povo. Os que esperam ganhar tem que aguardar a reação real do povo a toda a operação política que conduziu o Brasil e seu futebol a um desastre ainda maior do que o de 1950 no Maracanã.
Aos jogadores e ao povo, nossa saudação.

Retomo :

Bem, minha gente, depois dessa eu prometo que vou desistir.
Desistir de tudo: de ler, de escrever, de me preocupar com o Brasil,  de pretender melhorar o país, de achar que ainda é possível desenvolver um trabalho didático, de formação dos corações e mentes dos nossos jovens, de instruí-los no saudável ordenamento da lógica formal, da adequação metodológica, da fundamentação empírica, da fiabilidade histórica, enfim, de tudo isso que faz o honesto trabalho intelectual, apenas focado na simples busca da verdade e da correção dos nossos mais graves problemas educacionais.
Depois de ler o que vai acima, decidi jogar a toalha, desistir de vez, sair do Brasil, procurar alguma ilha deserta (OK, não precisa ser tão deserta assim, pode ser Santa Helena, mas também poderia ser no Caribe inglês), me retirar do mundo com os meus livros, o meu iPad, o meu iPhone e o meu laptop (enfim, água de coco também, água com gas, amendoim e pipoca).
Acho que o Brasil não tem mais conserto, não digo do ponto de vista material -- pois como dizia Mário de Andrade, sempre podemos progredir um tiquinho, poois o progresso também é uma fatalidade -- mas sobretudo do ponto de vista mental.
O PCO venceu! Fiquem com ele!
Aqui vou eu...
Adeus!
Paulo Roberto de Almeida
PS.: Não deixem de visitar a lojinha do PCO: mesmo tendo coisas relativamente caras (por exemplo, a camiseta Ché Guevara a 20 reais???!!!, enfim, parece que o Brasil tá caro mesmo, inclusive para os camaradas do Partido), ela é hilariante: http://editora.pco.org.br/

Nenhum comentário: