O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Uma lagrima para... Oscar Soto Lorenzo Fernandez: um grande intelectual

Recebo esta triste notícia:

Nota de falecimento

Faleceu ontem, 16/07, em Brasília, o Embaixador Oscar Soto Lorenzo Fernandez, membro da primeira turma do Instituto Rio Branco. O corpo será velado no Cemitério Campo da Esperança, Capela 3, a partir das 10h de hoje 17/07, e o enterro será às 16h.


O Embaixador Lorenzo Fernandez foi uma das pessoas mais encantadoras que conheci, não na carreira, pois quando o conheci ele já estava aposentado, mas na vida intelectual.
Como intelectual, ele tinha uma enorme biblioteca, e também escreveu e publicou muito. Encontrei artigos dele desde o final dos anos 1950, e durante as duas décadas seguintes, ademais de livros sobre o desenvolvimento brasileiro.
Tive o prazer de fazer, para a seção Prata da Casa do Boletim ADB, uma mini-resenha de um dos seus livros, Três Séculos e uma Geração que segue aqui:


Oscar S. Lorenzo Fernandez:  
Três Séculos e uma Geração
 (Brasília: Funag, 2010, 368 p.; ISBN: 978-85-7631-261-1)

O livro é exatamente o que o título indica: um diplomata, nascido no início do século XX, que carregava ainda as marcas do século XIX, chega ao século XXI para relatar seu brilhante itinerário, que é o de uma geração que pretendeu modernizar o Brasil e conseguiu, pelo menos parcialmente. Poucos brasileiros dessa geração que atravessou o dramático século XX possuem o estofo intelectual, a formação acadêmica, a experiência de vida, a vivência internacional e os conhecimentos econômicos e em ciência e tecnologia do embaixador Lorenzo Fernandez, e poucos diplomatas seriam capazes de retraçar esse itinerário, numa obra tão rica de informações, de opiniões e de argumentos embasados na mais pura lógica e na herança acumulada pelas civilizações ao longo do tempo. Estupendo. 


Um comentário:

MR disse...

Adorei seu texto e seu blog! Obrigada!