O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Movimento Nacional de Acao Democratica - manifesto e constituicao de grupo de apoio

Militares da reserva, e previsivelmente da ativa, também, se lançam na defesa de valores democráticos e da reconstrução nacional, que eles veem ameaçados pelo partido neobolchevique atualmente no poder (e com razão).
A despeito de algumas reivindicações não exatamente nacionais, mas corporativas -- explicadas pela deterioração dos soldos e a penúria de recursos para equipamentos e treinos -- o manifesto traduz bastante bem o clima existente em largas frações da classe média (aliás dos próprios militares), que se iludiram, em 2003, com a chegada de um nacionalista de fachada ao poder, e continuaram a se iludir depois, com todas as bravatas nacionalisteiras, que muitos militares defendem.
Sem concordar com todos os pontos, vou transcrever aqui seu manifesto e relação de princípios e valores defendidos, pois me parecem dignos de conhecimento e ampla disseminação.
Tenho restrições, por exemplo, a estes dois pontos:

9) Rever a política de celebração de acordos comerciais externos, levando em conta exclusivamente a proteção dos interesses nacionais e abandonando qualquer viés ideológico.
PRA: Todos os países inteligentes celebram acordos comerciais (por definição externos), e os verdadeiramente inteligentes, como a China, por exemplo, não costumam exibir nenhum viés ideológico nessas negociações, apenas e tão somente seus interesses econômicos. Essa menção a "proteção" descamba facilmente para o protecionismo comercial, um elemento absolutamente nefasto, prejudicial e pouco inteligente de promover os interesses nacionais. Os militares sempre foram defensores do nacionalismo econômico, e conseguiram levar o país aos extremos da autarquia comercial, e aos extremos da burrice tecnológica (ao defender, por exemplo, a lei de informática). Já está na hora de aprender um pouco de economia...

  10) Como Comandante Supremo da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, corrigir as aflitivas condições em que se encontra a Família Militar, em particular no que tange ao descompasso salarial , e combater as tentativas de desmoralizar as Forças Armadas, instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, destinadas à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

 PRA: Essa reivindicação não tem nada de nacional, e é apenas corporativa, ainda que seja legítima. Mas não deveria fazer parte de um manifesto que se pretende nacional.

Não tenho preferências políticas eleitorais, como já disse várias vezes, mas defendo ideias e valores, como os militares e seus aliados civis.
As trincheiras da democracia, atualmente, são as urnas, e não mais os tanques e manobras militares.
Creio que eles começam bem, sobretudo porque se trata de educar politicamente ampla massa de votantes, ainda enganados pelos discursos mentirosos e fraudulentos dos companheiros mafiosos.
Vamos lutar o bom combate.
Eu não me filio a partidos ou a movimentos políticos, mas não deixo de assumir minhas responsabilidades de cidadão consciente quando há necessidade disso.
Este é o momento. Leiam, tomem posição.
Paulo Roberto de Almeida
Hartford, 12/08/2014

Movimento Nacional de Ação Democrática


            Nunca como agora a ameaça comunista foi tão poderosa em nosso País. Dentro da mais pura concepção Gramsciana, marchamos celeremente na transição para o socialismo.
O inimigo já conquistou a hegemonia na Sociedade Civil (no sentido dado por Gramsci); já semeou a cizânia entre o povo brasileiro lançando minorias criadas ad hoc contra aqueles que ele rotula de  “burguesia” ou “elites”; já criou sua militância agressiva (modelo black blocs), para  atemorizar os setores democratas e ordeiros da população, inviabilizando suas manifestações pacíficas; já manifestou sua leniência com a criminalidade, que cresce assustadora e impunemente, atemorizando os cidadão de bem e já está tentando sovietizar o país valendo-se das liberdades  democráticas para destruir definitivamente a democracia.
Já assumiu o governo.
Já vem acumulando forças há bastante tempo, inflando o Estado com cargos de confiança, aparelhando o Legislativo e o Judiciário e cooptando vastos setores pseudo-intelectuais, da mídia, das artes e do magistério e formando suas milícias populares (Guilherme Boulos, líder do MTST,  declarou ao jornal "O Estado de S. Paulo": O MTST "não é um movimento de moradia", mas "um projeto de acumulação de forças para mudança social": percebam o jargão de Gramsci).
O próximo passo gramscista é a provocação de uma crise institucional que lhes permita a ruptura do sistema e a tomada definitiva do poder. Isso está mais perto do que a maioria dos brasileiros pode sequer imaginar!
As eleições se aproximam. Elas são a última esperança para que possamos evitar o mergulho do país no poço negro e sem fundo do socialismo. Se derrotarmos o partido no poder, destruiremos o Reich petista e afastaremos o perigo imediato.
Por isso, estou lhes solicitando, por amor à Pátria Brasileira, que visitem nosso site www.monte-castelo.org * e participem do esforço para provocar a alternância de poder em nosso País e evitar a debacle da democracia em nossa Terra de Santa Cruz. Se estiverem de acordo, por favor, difundam à exaustão nosso Movimento.
Recebam meu abraço fraterno e agradecido.

Cel José Gobbo Ferreira
Coordenador do Movimento Nacional de Ação Democrática

*: As páginas do Movimento Nacional de Ação Democrática estão hospedadas no endereço http://www.monte-castelo.org

Movimento Nacional de Ação Democrática

O Decreto nº 8.243 da Presidente da República que tenta estabelecer uma organização soviética de governo torna explicita a intenção do PT de transformar o Brasil em uma república socialista soviética.

          É evidente que a salvação da Nação brasileira depende da derrota desse partido e da eleição de um Presidente da República comprometido com a reversão desse processo.

          As Forças Armadas, única instituição organizada com poder suficiente para evitar a queda do país no precipício comunista, tem sido objeto de uma bem orquestrada campanha visando desacreditá-las junto à sociedade brasileira, além de um propositado arrocho salarial que não cessará enquanto o PT não for alijado do poder.

          Acontece que as Forças Armadas constituem, entre oficiais e graduados da Ativa e da Reserva e seus familiares votantes, um contingente eleitoral que alcança centenas de milhares de votos.

          Por outro lado, outros tantos eleitores no segmento civil esclarecido da sociedade, também revoltados com o caminho que nosso País vem trilhando, lançam seguidos apelos aos militares para que tomem atitudes no sentido de corrigi-lo, prontos a juntarem-se organizadamente a um movimento destinado a mudar esse estado de coisas, dentro das regras da democracia representativa.

           Conscientes disso, um grupo de patriotas, civis e militares, decidiu dedicar seus melhores esforços para congregar em um Movimento Nacional de Ação Democrática o maior número possível de civis e militares da Ativa e da Reserva que comunguem dos mesmos ideais, a fim de oferecer o conjunto dos votos dos cadastrados no movimento ao candidato que se comprometa a agir dentro de um rol de princípios perfeitamente definidos.

Os princípios com os quais o Candidato que apoiaremos deverá se comprometer são:

            1) Preservar os ideais democráticos de liberdade individual, social e econômica e combater toda e qualquer iniciativa que, velada ou ostensivamente, vise contribuir para a tomada do poder por grupos de orientação socialista revolucionária.
            2) Garantir que a vontade do povo, manifestada por ocasião do voto, seja rigorosamente obedecida, assegurando que os meios de votação estejam sempre acima de qualquer suspeita e que sua inviolabilidade seja certificada por meio de procedimentos cujos resultados sejam de domínio público.
            3) Aperfeiçoar o sistema de programas sociais, transformando-os em um vetor de alavancagem social e evitando que se tornem simples indutores de ociosidade remunerada e/ou artifício aliciador de votos.
            4) Restaurar o respeito aos princípios da ética, da moral e dos costumes sobre os quais foram fundados os valores, as tradições, a cultura e o senso comum de nosso povo.
            5) Priorizar investimentos estatais em educação, saúde e segurança pública.
            6) Dedicar-se à reforma do sistema prisional brasileiro voltada a dar aos detentos condições de contribuir para sua própria manutenção e recuperação social pelo trabalho e, nesse contexto, empenhar-se pela revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código Penal Brasileiro, eliminando a impunibilidade absoluta dos menores de 18 (dezoito) anos.
            7) Erradicar a propaganda político-ideológica oficial em todos os níveis escolares.
            8) Respeitar e fazer respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal; instituir a transparência como norma fundamental da economia, proibindo todo e qualquer artifício contábil na prestação das contas públicas.
            9) Rever a política de celebração de acordos comerciais externos, levando em conta exclusivamente a proteção dos interesses nacionais e abandonando qualquer viés ideológico.
            10) Como Comandante Supremo da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, corrigir as aflitivas condições em que se encontra a Família Militar, em particular no que tange ao descompasso salarial , e combater as tentativas de desmoralizar as Forças Armadas, instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, destinadas à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

          Se estiver de acordo com esses conceitos, e entender a importância de usar o conjunto de nossos votos como instrumento de negociação democrática, convido-o a aderir a esse Movimento Nacional.

          Para isso, basta clicar
 Aquí ou no botão “Inscrição” , e preencher os dados solicitados.

          Tais dados serão mantidos em caráter de absoluta confidencialidade, mas permitirão, pelo volume e distribuição geográfica dos inscritos, aferir a força do movimento.

          Uma vez inscrito, sua mais importante missão é obter a ampliação urgente de nossos quadros, difundindo esta convocação e buscando atrair para o Movimento o maior número possível de pessoas, a começar pelos membros de sua família que sejam eleitores.

José Gobbo Ferreira
Coordenador

Nenhum comentário: