O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Perguntas sobre politica externa aos candidatos e aos candidatos a diplomatas ou a estadistas (tambem pode ser...)

Atenção, estudantes, candidatos a alguma coisa e outros interessados no tema.
Retomo aqui a postagem que já fiz neste blog Diplomatizzando neste link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/08/eleicoes-2014-aecio-neves-e-eduardo.html


A Revista Política Externa enviou aos três principais candidatos à Presidência da República, como tem feito desde 2002, um questionário sobre temas de política externa para que a comunidade interessada neste assunto possa avaliar o que cada um pretende fazer nessa área se conseguir se eleger.

Minha proposta a todos os interessados em elaborações políticas, conceituais, de policy planning, declarações de intenções, ou simples inspirações bem intencionadas, que respondam as perguntas efetuadas pela revista aos candidatos.
Retirei as respostas respectivas dos dois candidatos respondedores, para não influenciar ninguém indevidamente, e deixo apenas as perguntas, em número de 12.
Eu até acrescentaria uma 13a. pergunta: 
13) Qual a sua opinião não apenas sobre os empréstimos secretos feitos pelo Brasil a Cuba e Angola -- em contradição com disposições constitucionais e obrigações congressuais, no caso a necessidade de aprovação pelo Senado Federal de qualquer operação financeira externa -- mas também sobre o apoio que os governos companheiros tem emprestado a algumas das piores ditaduras do planeta, entre elas, justamente, Cuba, ademais de outros apoios suspeitos a candidatos a ditadores na própria região?
Enfim, as perguntas estão aí, podem enviar suas respostas a este mesmo blog que poderei publicar, se elas atenderem a requisitos mínimos de linguagem adequada, pertinência, seriedade e boa-fé.
Paulo Roberto de Almeida

Material da Revista Política Externa (vol. 23, n. 1)
ENTREVISTA
As perguntas foram feitas a partir de sugestões colhidas junto ao Conselho Editorial. Não foi dado aos candidatos nenhum limite de espaço para as suas respostas, e elas estão reproduzidas abaixo sem nenhuma edição ou corte.
Os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) enviaram as suas respostas no prazo de tempo que foi dado a todos. A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) não enviou suas respostas.
1) Tradicionalmente, a política externa brasileira tem sido concebida como um instrumento relevante na estratégia de desenvolvimento do país. Num mundo cada vez mais integrado e interdependente do ponto de vista econômico, qual a sua concepção desse papel nos próximos anos?
2) A América do Sul tem apresentado recentemente uma divisão ideológica e de estratégias nacionais para o comércio internacional como fazia muito tempo não se observava. Como o Brasil deve agir nos próximos anos para lidar com os seus vizinhos, em especial no que se refere às alternativas diversas para o comércio escolhidas pelo Mercosul e pela Aliança do Pacífico?
3) Ainda em relação à América do Sul, como o Brasil deve proceder diante das situações de crise atualmente vividas por Argentina e Venezuela?
4) Finalmente em relação ao subcontinente, como é possível (se considera desejável) promover a sua integração?
5) Qual a sua visão sobre as relações do Brasil com os EUA? Como é possível superar o incidente provocado pelas ações da NSA? É desejável expandir o comércio bilateral? Caso sim, de que maneira?
6) Que expectativas têm em relação ao futuro do comércio global sob a égide da OMC, agora sob o comando de um brasileiro?
7) Apesar da alta prioridade que se deu à obtenção para o Brasil de um assento como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, ela parece atualmente mais distante do que nunca. Que prioridade terá em seu governo esse objetivo?
8) O Brasil tem sido acusado por entidades de defesa de direitos humanos de proceder com frequência de maneira dúbia ou fraca em situações como as crises da Síria e da Venezuela. Quais as diretrizes de seu governo nesse campo?
9) Qual a sua opinião sobre a tese da “responsabilidade ao proteger” lançada pelo Brasil na ONU com boa reação internacional de início, mas que depois não prosperou?
10) A China deverá se tornar proximamente a maior economia nacional do mundo. Quais são as suas prioridades para a relação bilateral com esse país, do qual a vitalidade das exportações brasileiras tem se tornado quase dependente?
11) Qual a sua opinião sobre a importância do grupo BRICS para o Brasil e que relevância ele terá em seu governo?
12) Qual a sua opinião sobre o projetado Conselho Nacional de Política Externa que alguns pretendem criar? 

Julho de 2014

Nenhum comentário: