O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Argentina: outra companheira que culpa o mundo pelos problemas criados por sua propria politica economica esquizofrenica

Parece que aquela coisa de "eu sou você amanhã", ou o chamado "efeito Orloff", funciona, pelo menos para os mentecaptod...
Paulo Roberto de Almeida 

Argentina tem demissões em massa


ARIEL PALACIOS

O Estado de S. Paulo, 25/09/2014


Levantamento da consultoria Mercer mostra que 33% das maiores companhias do país começaram a cortar pessoal para baixar custos

BUENOS AIRES - Uma pesquisa elaborada pela consultoria Mercer indicou que, afetadas pela crise, 33% das 165 principais empresas instaladas na Argentina admitiram que estão demitindo funcionários. Do total, 24% afirmam que já cortaram horas extras, enquanto 18% começaram a aplicar planos de aposentadorias antecipadas.
O motivo das demissões, segundo as empresas, é que não existe trabalho suficiente. Além disso, alegam questões de baixa lucratividade no contexto de recessão que afeta o país. "Neste cenário de estagflação, se a economia não cresce, as vendas e a receita das empresas tampouco cresce, e neste contexto, reconsideram a mão de obra".
Outra pesquisa, da SEL Consultores, indica que os empresários consideram que a crise continuará em 2015, ano de eleições presidenciais, de parlamentares e de governadores das províncias. Do total de empresas pesquisadas, 17% afirmam que demitirão no ano que vem.
Um dos sinais da crise é a queda de 20% nas importações do país em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2013, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec).
Culpa. O vice-ministro da Economia, Emmanuel Alvarez Agis, declarou que a culpa do esfriamento da economia na Argentina é "do mundo" e não do governo Kirchner. "Esta situação internacional coloca significativos desafios à política econômica argentina", afirmou Agis em sabatina na comissão de orçamento na Câmara de Deputados.
Ontem o governo acrescentou outro integrante das personalidades e entidades internacionais que supostamente "conspiram" contra a presidente Cristina Kirchner: o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, que havia declarado que a Argentina é "um exemplo de falta de solidez".

Segundo ele, "a Argentina viveu durante décadas acima de suas possibilidades, não paga suas dívidas e por isso está cada vez mais isolada do tráfego internacional de pagamentos".
O chefe do gabinete de ministros, Jorge Capitanich, reagiu irritado às declarações de Schäuble, afirmando que o governo da primeira-ministra alemã Angela Merkel "sempre foi hostil" com a Argentina.
Nos últimos dois meses o governo Kirchner também acusou de tramar manobras contra a Argentina a companhia American Airlines, o encarregado de negócios da embaixada americana em Buenos Aires, o juiz federal de Nova York Thomas Griesa e os credores dos títulos da dívida pública que não aceitaram as reestruturações dos bônus. No sábado, a presidente Cristina também acusou o Estado Islâmico, que, segundo declarou, a ameaçou de morte.

Dólar paralelo dispara na Argentina


Cotação chega a 15,95 pesos no paralelo. Em NY, presidente ataca "abutres"

Janaína Figueiredo - Correspondente - Buenos Aires

O Globo, 25/09/2014


O mercado cambial argentino voltou a viver um dia de profundo nervosismo ontem, com um novo recorde do dólar paralelo: a cotação subiu 0,53 centavos de peso em relação ao dia anterior, chegando a 15,95 pesos nas chamadas cavernas (cuevas) espalhadas pela capital do país. Membros da equipe econômica pediram à população que não entre "na psicose da falta de dólares". Em Nova York, a presidente Cristina Kirchner voltou a dizer que seu país é vítima de um ataque especulativo, liderado pelos "fundos abutres" que estão litigando contra a Argentina nos tribunais de Nova York.
- O câmbio oficial é o único e legal que existe - afirmou o vice-ministro da Economia, Emmanuel Álvarez Agis.
Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Cristina disse que seu país está disposto a saldar a dívida com os fundos especulativos, mas não nas condições impostas pelos tribunais de Nova York, onde o caso é tratado. Ela ofereceu aos "abutres" as mesmas condições da reestruturação da dívida em 2005 e 2010:
- São especuladores que atuam como fatores de desestabilização da economia dos países. São verdadeiros terroristas econômicos.

Nenhum comentário: