O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 14 de setembro de 2014

Politica Externa: desencontros entre o Itamaraty e o Planalto?


 ESPLANADA 
Leandro Mazzini,
Opinião e Notícia, 13/09/2014 
 Além do fogo-amigo do próprio PT, agora a presidente Dilma Rousseff perdeu escancaradamente o apoio de setores do Itamaraty.
Convidado de honra do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, o embaixador Paulo Cordeiro reclamou em discurso que o Itamaraty não tem opinião pública formada que o apoie em suas iniciativas, e deixou a presidente numa situação delicada: ‘Nós, os neurônios da Dilma, temos que ganhar a opinião pública, não temos isso no Congresso’.
As declarações evidenciaram as relações tensas que o Planalto vive com parte do MRE.

Mico internacional
Até hoje, por ordens do Planalto, o Itamaraty não se posicionou sobre o acidente com o avião da Malaysia Air na Ucrânia, e sobre o atentado no metrô de Santiago do Chile.



Sabem de nada!
Cordeiro disse também que não há interface do Itamaraty com o Congresso Nacional, e deixou nas entrelinhas que senadores e deputados não entendem de política externa.

Sem aplausos

O embaixador é responsável pelas relações do MRE com a África e o Oriente Médio. A plateia, formada por professores e a maioria simpatizantes do PT, ficou confusa.

Jeito Dilma

Assim como Mantega – que agora diz que pediu para sair – o ex-chanceler Antonio Patriota era alvo constante da fúria da chefe, até ser demitido por ela. 

Nenhum comentário: