O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Suicidios no mundo: a OMS ficou de porre ou sao os jornalistas que meteram os pes pelas maos?

Primeiro leiam a matéria que saiu na Folha de S.Paulo desta quinta-feira 4 de setembro (mas se presume que o jornal apenas copiou despachos de agências internacionais).
Reparem no conceito de taxas, que está em negrito.
Volto depois.
Paulo Roberto de Almeida

Brasil é o 8º país com mais suicídios, aponta relatório da OMS
Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo -ou uma pessoa a cada 40 segundos–, segundo o primeiro relatório global sobre prevenção de suicídio da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Na lista, o Brasil é o 8º país com mais suicídios por ano, com 11.821 casos em 2012. Na frente estão, na ordem de países com maiores taxas, Índia, China, EUA, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.
De acordo com o documento, cerca de 75% dos suicídios acontecem entre pessoas de países pobres ou nível socioeconômico médio. A entidade pediu mais ações para reduzir o acesso às formas mais comuns de suicídio.
A análise aponta que os suicídios acontecem no mundo todo e em qualquer idade. No mundo todo, as taxas são maiores entre pessoas com mais de 70 anos, mas, em alguns países, os maiores índices foram encontrados entre jovens.
Na faixa dos 15 aos 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte no mundo.
De acordo com a OMS, os governos deveriam colocar em prática planos nacionais de prevenção, estratégia que existe hoje em apenas 28 países, e restringir o acesso a métodos mais comuns usados para suicídio, como armas de fogo e pesticidas.
DIFERENÇAS
O relatório mostra que, em geral, homens cometem mais suicídio do que as mulheres. Em países ricos, o número de homens que tiram a própria vida é 3 vezes maior do que o de mulheres, e os homens com mais de 50 anos são particularmente mais vulneráveis.
Em países mais pobres ou em desenvolvimento, pessoas jovens e mulheres mais velhas têm taxas mais altas de suicídio.
Medidas preventivas incluem a identificação precoce e o tratamento de pessoas com doenças mentais e que abusam de drogas e evitar o sensacionalismo ou glamorização do suicídio na mídia ou a descrição detalhada da maneira utilizada por uma pessoa famosa para se suicidar.
=========

Voltei (PRA):
A OMS ficou doida, ou sempre foi assim?
A Índia, por ser um dos países mais populosos do mundo (e um dos mais pobres) teria forçosamente de ter um maior número de suicídios, certo?
Reparem nos demais países, todos com populações na faixa de centenas de milhões.
Onde um jornalista debiloide escreveu taxa (e outros debiloides foram atrás),deveria ser número, ou seja, um valor absoluto, nominal, linear e direto.
Taxa é uma relação, e essa relação deveria ter sido empregada pela OMS para saber quais os países que exibem efetivamente o maior número de suicídios por 100 mil habitantes, ou qualquer outro percentual RELATIVO.
Talvez a Índia tenha uma alta TAXA de suicídios, mas de fato não sabemos; o seu número absoluto deve ser dividido pelo número de habitantes (e a Índia tem 1,2 bilhões, se não mais), para saber qual a sua taxa, provavelmente inferior a de vários outros países não mencionados na lista dos de maior NÚMERO de suicídios.
Isso é primário, elementar, de uma lógica bovina.
A OMS deve saber disso. Jornalistas também deveriam saber...
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: