O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Corrupcao, a la Nelson Rodrigues; ou, a vida como ela e'...

Atenção: NÃO sou o autor da crônica bem humorada transcrita abaixo. Foi recebida hoje, 2/10/2014, pela internet, aparentemente sem atribuição, a não ser o nome do remetente, que não preciso informar. Se trata obviamente de uma ficção, ainda que muito parecida com a realidade...
Só a Nota final é minha...
Paulo Roberto de Almeida 
 
O Perdão de Marcos Valerio
Hoje Marcos Valério falou com um companheiro de cela...
__"Tá vendo, se tivesse todo esse aparelhamento no meu tempo, eu não estava aqui... Você acha que eu sou otário, tentei a mesma coisa que esse Paulo Roberto e não consegui nada... ele está aí solto em tempo recorde e ninguém estranha tanta agilidade..."
Ao que o companheiro respondeu...
__"Mano, que merda é essa de aparelhamento? Eu sei que você estudou mas não precisa ficar tirando onda com a minha cara, explica essa porra porque se é para sair aqui do xadrez eu também consigo esse tal de aparelhamento..."
__ "Bicho, esse juiz que aceitou a delação premiada e autorizou a saída do marajá da Petrobras que passou a mão em dezenas se não centenas de milhões dólares é o mesmo que o PT plantou no Supremo para livrar a gangue do mensalão da acusação de formação de quadrilha, permitindo assim que eles tenham um pena pequena... Esse cara é de confiança absoluta deles, só faz o que eles mandam... Que nem o cara que agora está na presidência do supremo e o outro que eles plantaram no TSE para garantir um desempate... ou seja, já que você quer saber... aparelhamento é você colocar pessoas suas, da sua gangue ou quadrilha, em postos chaves para lhe dar cobertura, segurança e facilidades... Se você quer aparelhar aqui o presídio você tinha que colocar um tio seu de diretor do presídio, um cunhado carcereiro, um primo na cantina... Aí você receberia bateria para o seu celular, rango diferenciado, ninguém vinha aqui roubar a sua maconha na hora do recreio..."
__ "Agora que eu sei o que é aparelhagem, me diga, o que aconteceu com esse cara aí que sumiu com a bufunfa verdinha..."
__"Ele sabia muito e negociou..... Eu sabia muito mas não consegui negociar porque a justiça não estava aparelhada como está agora..."
__"O que que ele sabia para soltarem ele rapidinho assim?"
__ "Esse cara estava no gargalo de uma rede de propinas, dinheiro que as empreiteiras pagam para ganhar licitações, contratos multimilionários, que envolviam toda a diretoria da maior empresa brasileira, a Petrobras, e uma cambada de políticos do PT e de sua base aliada... gente que pode ser degolada em nome da manutenção do poder... Mas, ele esteve metido numa falcatrua que envolveu centenas de milhões de dólares onde estava envolvida a atual presidente... na época ela era a ministra que mandava na coisa... O que ele fêz? Tá na cara... entregou cabeças de segunda linha para mostrar que tinha bala na agulha, assim como sequestradores mandam a orelha do sequestrado para a família e deu um dá ou desce... Ou vocês me livram dessa porra ou eu entrego a presidente e acabo com a candidatura dela... Quero estar solto antes das eleições, caso contrário vocês ganham a coisa e resolvem me encarar... Rapidinho montaram uma historinha que ele vai devolver uns trocados e que delatou gente importante... Bicho o que esse cara levantou de grana dá varias vezes o dinheiro todo que eu cheguei a ter..."
__ Mas se tá valendo isso tudo eles apagavam o cara, mano... ia pra vala...
__ Não é bem assim não... Esse cara tem grana, o caso teve muita repercussão por conta das eleições... Sumir com ele ia dar muita bandeira... Tem advogados a família... Mandam carta para os inimigos políticos... Ele deve ter prova grande, coisa de arrebentar, caso contrário não teriam contrariado todo o sistema legal para soltá-lo com essa rapidez toda... O disfarce é o suposto interesse de se saber os caras que ele entregou... Mas eu sei como são essas coisas...Jogam para um lado quando é no outro que estão defendendo..."

__ "Mano, eu só sei que você também sabia muito e quando resolveu abrir o bico foi tarde, engavetaram... perdeu meu camarada, da próxima arranja um aparelhamento... De qualquer forma eu entendi porque você dançou... Sabe vou te confessar uma coisa, cada vez que converso contigo aumenta meu medo de voltar lá pra fora, só tem gente desonesta e vendida... Fico impressionado."

========

 Nota final: nenhum personagem, evento, circunstância ou contexto tem a ver com a realidade das coisas. Tudo é uma ficção inventada por alguém com muita imaginação...

Nenhum comentário: