O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 12 de outubro de 2014

O PT queria Arminio Fraga ajudando seu governo em 2002 - Mansueto Almeida

Esta matéria desmantela completamente o ajuntamento de mentiras oferecidas pelo soi-disant cientista politico Antonio Lassance na postagem anterior.
Paulo Roberto de Almeida 

PT queria Arminio Fraga e o lado mal do PT

Hoje, o mesmo PT que tenta todos os dias atacar o economista Arminio Fraga, pediu ajuda do economista Arminio Fraga, em 2002, e namorava muito com a ideia de convidá-lo para o governo segundo matéria do jornal Folha de São Paulo. Vamos ler esta matéria da Folha do dia 08 de agosto de 2002. Você pode ler a matéria na própria página da Folha (clique aqui) ou parte que reproduzo abaixo:

PT quer ajuda de Armínio Fraga em governo de Lula

FÁBIO ZANINI da Folha de S.Paulo

Integrantes do alto escalão da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva defendem a colaboração do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, em um eventual governo do PT, no mínimo como um consultor informal.

Petistas com voz ativa na campanha consultados pela Folha vêem o presidente do BC como peça importante para o período de transição e para a fase subsequente à hipotética posse de Lula.

Há quem sugira até a criação de uma espécie de “conselho” para assessorar o governo, do qual Armínio poderia constar. Não há ainda posicionamento formal do partido quanto a isso, entretanto.

Este é exatamente o mesmo Arminio de hoje. Se esta campanha eleitoral durasse um pouco mais, o governo passaria também  criticar a política neoliberal do primeiro governo Lula. Aliás, o que foi o primeiro governo Lula? me parece que foi um governo bom na área econômica, apesar do Mensalão (a formação de uma quadrilha no setor público para a comprar de apoio político no Congresso Nacional).

A propaganda oficial do PT hoje é uma forte critica ao primeiro governo Lula do PT. O PT que levar o debate para 12 anos – porque todos os indicadores econômico do governo Dilma são desastrosos- mas querem esconder o primeiro governo Lula, um governo no qual os economista do PT eram proibidos de chegar perto do Ministério da Fazenda e do Banco Central. Mas se não fosse a política econômica do primeiro governo Lula, talvez nem houvesse segundo governo Lula e governo Dilma.

E o que fez Lula no seu primeiro governo? Várias “maldades”. Uma das maiores foi a medida aprovada que estabeleceu uma contribuição para  a previdência de funcionários públicos já aposentados e a instituição da idade mínima de 60 anos para aposentadoria de servidores públicos. Mas quanta maldade!! por que Dilma não desfez essas reformas?

O primeiro governo Lula também elevou a taxa de juros de 25% ao ano, no final de 2002, para 26,5%, aumentou o superávit primário em 0,5 ponto do PIB e, para isso, teve quer cortar em 60% o investimento público. Uma política econômica ULTRA ortodoxa. Por que o PT e Lula fizeram tanta maldades? E ainda teve aquelas reformas de cunho neoliberal, sendo a principal dela um programa de transferência de renda focalizado, o Bolsa-Familia, que foi mutuo criticado por economistas tradicionalmente ligados ao PT como Maria da Conceição Tavares que chamou Marcos Lisboa, o atual vice presidente do INSPER e na época o Secretário de Política Econômica, de burro e idiota (clique aqui).

Enfim, me assusta como o PT foi mal no primeiro governo Lula. Por que o governo convidou tantos economistas liberais para o governo? foi o Bush que obrigou Lula a fazer isso? A verdade é que os economistas liberais do primeiro governo Lula salvaram o governo do PT de um grande fracasso Só foi trocar o grupo de economistas que o “verdadeiro PT” apareceu no segundo governo Lula e governo Dilma e, este sim, está nos legando um 7 x 0: quase 7% de inflação com “zero” de crescimento em 2014.

Acho que prefiro o PT do mal do primeio governo Lula. Mas esse PT do mal não existe. Foi um acidente histórico que colou um médico como ministro da fazenda. Se o PT quer realmente dar segurança ao mercado neste debate eleitoral, preciso encontrar nas suas bases um outro médico e pedir novamente ajudar do Arminio Fraga, como fez em 2002, quando Arminio conseguiu um empréstimo do FMI para o PT a uma taxa de juros de 2,22% ao ano!!

Nenhum comentário: