O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Petrobras: Pasadena foi um GRANDE negocio, tao exitoso que a SEC vai investigar

A equivalente da CVM brasileira -- ou vice-versa -- vai investigar as transações da Petrobras sob a jurisdição e as leis americanas. Acho que só isso não basta: precisaria examinar cada transferência bancária, cada remessa de dinheiro, e comparar com os livros contábeis da Petrobras USA.
Eu semprei achei, ou melhor, nunca acreditei, mas tinha certeza, de que Pasadena não foi um simples erro de gestão, um equívoco, um mau negócico, imprevisível e mal conduzido. Nunca comprei essa balela.
Sempre tive certeza de que se tratava de um excelente negócio, um sucesso total no objetivo que era o seu: assegurar a "independência financeira" de toda uma patota de companheiros. Conseguiram. Mas como sempre acontece nesses negócios dos companheiros, esses mafiosos da periferia sempre fazem alguma c.....; deveriam ter feito um cursinho por correspondência -- nem precisava ser presencial -- com os verdadeiros profissionais do ramo, hoje respeitáveis homens de negócios na Itália e nos EUA, inclusive em Hollywood, onde eles prestam assessoria para fazer comédias sobre eles mesmos (sabem como é: um dia a gente ainda vai rir de tudo isso).
Um dia eles vão fazer isso também: primeiro precisa legalizar o jogo do bicho e criar mais uma estatal para cuidar da bufunfa. Sabem como é: não se pode entregar essa atividade rendosa a bandidos...
Paulo Roberto de Almeida 

Acusações de corrupção levam EUA a investigar Petrobras, diz jornal

Segundo a consultoria Arko Advice, o órgão regulador do mercado de capitais americano investiga a estatal que é suspeita de ferir a lei antifraudes

Veja.com, 16/10/2014
Logo da Petrobrás
Petrobras: investigações nos EUA após Operação Lava-Jato (Ricardo Moraes/Reuters/VEJA)
Um relatório divulgado nesta semana pela consultoria Arko Advice informa que o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a SEC (Security Exchange Commission), e o Departamento de Justiça americano começaram a investigar as denúncias de corrupção na Petrobras. Um time de 28 advogados e analistas dos órgãos americanos estariam trabalhando no caso, que pode se estender às empresas fornecedoras de serviços da estatal.
A companhia, que tem ADRs (recibos de ações negociados na Bolsa de Valores de Nova York), deve seguir regras de governança estabelecidas pela SEC, que corresponde nos EUA à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). "Os controles se referem não somente às auditorias variadas, mas à obrigação de cumprir as normas antifraudes SOX (Lei Sarbanes-Oxley)", diz o relatório enviado para clientes, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso.
A Arko diz que as investigações apontam que a Petrobras "operou de forma desgovernada e submetida a interesses corruptos, conforme as delações de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal, e do doleiro Alberto Youssef". Procurada, a SEC se recusou a comentar o caso. As investigações costumam ser conduzidas em sigilo pelo órgão americano. A Petrobras não se posicionou até a noite desta quinta-feira.
Pelas conclusões preliminares da SEC, o caso poderia se relacionar não apenas ao mercado acionário, mas se transformar em questão criminal. As prestadoras de serviços da Petrobras podem ser convocadas a prestar esclarecimentos. Também podem ser chamados para depor os envolvidos nas denúncias. Há ainda a possibilidade de serem aplicadas multas.
De acordo com a consultoria, os órgãos americanos estão preocupados em não vazar as conclusões preliminares em ambiente eleitoral, "devido a seu potencial desestabilizador".
A reportagem tentou contato, mas não obteve retorno dos responsáveis pelo relatório, entre eles, o fundador da Arko, Murillo de Aragão. O informe da consultoria, que possui sede em Brasília, tem sete páginas e traz outras informações, como a agenda política da semana.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: