O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Polindo a Prata da Casa: mini-resenhas de livros de diplomatas - Paulo Roberto de Almeida (disponível)


Acabo de preparar uma edição Kindle das mini-resenhas de livros de diplomatas que escrevi nos últimos dez anos. 
Até aqui, todas essas mini-resenhas estavam juntas com as resenhas-artigos de livros de diplomatas e de livros de não-diplomatas que tocam nos mesmos temas nas mesmas áreas. Mas acabou ficando um livro de mais de 600 páginas (aliás teria ficado com mais de 1.000 páginas se eu colocasse todas as resenhas sobre temas internacionais em geral).
Quem ainda estiver interessado na edição completa, pode acessar a plataforma Academia.edu (link: http://www.academia.edu/5763121/22_Prata_da_Casa_os_livros_dos_diplomatas_Edicao_de_Autor_2014_), que aliás tem sido campeão de acessos nesse site.

Mas quem quiser ler um livro mais leve, com resenhas limitadas a 10 linhas de 168 livros (na verdade 167, pois um livro recebeu duas resenhas, ao ser publicado primeiro em edição de autor, depois em edição comercial, com uma nova introdução), pode acessar os dados abaixo:

 Polindo a Prata da Casa: mini-resenhas de livros de diplomatas
Nova edição resumida do Prata da Casa, restruturada em partes e contando apenas as mini-resenhas preparadas para o Boletim ADB (124 p.)
Serviu de base para publicação em formato Kindle (disponível dentro em breve). 
Disponível na plataforma Academia.edu:

O sumário desse livro é o seguinte: 

Prefácio
Índice Geral

Primeira Parte: Política Externa e Diplomacia Brasileira

Segunda Parte: História do Brasil e História Diplomática Brasileira

Terceira Parte: Relações Internacionais, Política e Economia Mundiais

Quarta Parte: Literatura, Sociologia e Cultura

Estou agora preparando dois novos livros, reformatando as duas outras partes do Prata da Casa, para apresentar aos possíveis leitores volumes mais "leves", ambora ainda densos, com todas essas resenhas, divididos por áreas de interesse como é esse, e talvez com mais algumas resenhas que podem ter ficado de fora.

Em outra postagem, vou disponibilizar o Prefácio desse novo livro eletrônico.
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: