O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Reflexoes ao leu: as tarefas da resistencia democratica, entre 2014 e 2018 - Paulo Roberto de Almeida

Reflexoes esparsas, manifestadas a dois correspondentes de uma postagem anterior neste blog, e que tinha a ver com a situação atual do Brasil:

Países e sociedades são contraditórios, erráticos, equivocados e ingênuos quanto ao itinerário que devem seguir nas políticas mais apropriadas para combinar o máximo de prosperidade com o máximo de liberdade.
O caminho da primeira, a prosperidade, pode parecer mais rápido com um pouco de autoritarismo e foi o que tivemos durante a ditadura militar.
O caminho da segunda, a liberdade, pode nos conduzir a mais inflação e desorganização da vida nacional, e foi o que tivemos na "nova República".
Estamos sempre tentando, mas não somos melhores do que outros povos, que também enfrentaram frustrações e recuos.
Eu não penso nos casos de sucessos, em geral dos países anglossaxões, que souberam combinar liberdades com desenvolvimento, por um conjunto feliz de características e circunstâncias, mas nem os EUA, o país mais bem sucedido em toda a história da humanidade, escapou de uma terrível guerra civil, e de outros horrores menores, por envolvimento em guerras e guerrilhas aqui e ali.
Penso nos casos de desastres totais, como alguma recuperação posterior, em sempre bem acabada: a China decaiu por mais de dois séculos, até se recuperar no caminho da prosperidade, mas permanece uma autocracia como foi durante toda a sua história, uma tirania de imperadores e agora de mandarins do PCC.
A Grã-Bretanha decaiu durante bastante tempo, até se recuperar parcialmente com uma estadista corajosa, que soube enfrentar as máfias sindicais.
A Argentina, infelizmente, continua a decair, pois continua a ser dominada pelas máfias sindicais e partidarias do peronismo criminosos. Nós estamos provavelmente nesta última trajetória, mas nosso peronismo não tem nem doutrina, é pura máfia.
Não acredito em projeto nacional, isso é coisa de engenheiros sociais, que acham que podem reformar a sociedade segundo projeto pré-fabricados. Isso não existe.
Existe a obra de estadistas de valor, ou na falta deles, de cidadãos conscientes do que deve ser feito, e acredito que estejamos chegando perto dessa fase.
Convêm persistir na resistência democrática, e continuar a luta, mesmo num quilombo de resistência intelectual.
Paulo Roberto de Almeida
Hartford, 5/11/2014

Nenhum comentário: