O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Russia: tabelamento da vodca indica falencia proxima da economia

Os russos não podem sobreviver sem vodca. Não no inverno, em todo caso.
Situação é extremamente grave, ao que parece.
Paulo Roberto de Almeida

Putin ordena freio à alta do preço da vodca em meio a crise econômica

'Forte alta nos preços só leva ao aumento do consumo de piratas', disse.
Preço de venda mínimo regulamentado aumentou cerca de 30% em 1 ano.

Da Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin (Foto: Vasily Maximov/AP)O presidente russo, Vladimir Putin (Foto: AP)

O presidente russo Vladimir Putin ordenou a seu governo nesta quarta-feira (24) que contenha o aumento dos preços da vodca, enquanto ele luta para preservar sua popularidade em meio a uma grave crise econômica.

Putin disse em uma reunião com oficiais do governo e governadores regionais que os altos preços da vodca incentivam a produção de bebidas falsificadas, que trazem mais riscos para a saúde das pessoas do que o álcool produzido legalmente.

A Rússia está enfrentando sua pior crise econômica desde 1998, quando o país desvalorizou o rublo e declarou moratória de sua dívida. A popularidade de Putin é parcialmente baseada em sua reputação por oferecer prosperidade e estabilidade.

"A forte alta nos preços da vodca só leva ao aumento do consumo de piratas (falsificados)", disse Putin, que é conhecido por promover um estilo de vida saudável. "Acho que as estruturas competentes (órgãos do governo) devem pensar nisso", acrescentou.

De acordo com um estudo de importantes universidades internacionais no ano passado, um quarto de todos os homens russos morre antes de atingir os cinquenta e poucos anos, e o amor pelo álcool - especialmente a vodca - é parcialmente responsável.

O preço de venda mínimo regulamentado pelo governo de meio litro de vodca aumentou cerca de 30% desde o ano passado para 220 rublos (o equivalente a US$ 4).

A economia da Rússia deve entrar em recessão em 2015 devido à queda dos preços do petróleo e à sanção ocidental devido à crise na Ucrânia. A inflação anual, por sua vez, deverá ser superior a 10%.

Nenhum comentário: